Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

Principais Procedimentos Cirúrgicos na Região Abdominal

Atualmente, muitos sonham em ostentar uma barriga seca e definida. Graças aos avanços da tecnologia e da medicina estética, é possível investir em procedimentos capazes de ajudar nessa situação, como a cirurgia plástica na barriga.

Conheça as principais cirurgias que possibilitam a melhora da região abdominal, de acordo com a indicação de cada paciente.

A vibroLIPOASPIRAÇÃO:

Popularmente conhecido, esse procedimento se baseia na aspiração da gordura abdominal por meio da cânulas e também pode ser aplicado em outras partes do corpo.

Para alcançar um bom resultado no contorno corporal e maior harmonia estética, é preciso que o paciente esteja próximo ao seu peso ideal. A cirurgia pode ser classificada em pequena, média ou grande — dependendo da quantidade de gordura que será retirada da região.

Quando se trata de um procedimento abdominal, a lipoaspiração não é indicada para remover o excesso de pele, mas, sim, o acúmulo de gordura. Geralmente, as áreas mais buscadas pelos pacientes são as da parte inferior do umbigo, superior ou as laterais do abdômen.

PÓS-OPERATÓRIO:

Em média, a cirurgia de lipoaspiração dura, aproximadamente, 2 horas. Já a sua recuperação demanda um período mediano de 2 meses. Nesse tempo, é recomendado que o paciente realize sessões de drenagem linfática, com a finalidade de eliminar o excesso de líquido no corpo.

INDICAÇÕES:

A lipoaspiração é normalmente indicada para pacientes que sofrem com o excesso de gordura localizada. Muitas vezes, essas pessoas apostam em dietas variadas e inúmeras atividades físicas, mas não conseguem atingir o visual desejado.

É importante ter em mente que a lipoaspiração não consiste em um processo específico contra a obesidade ou perda de peso, mas para modelar o corpo e criar um visual mais satisfatório. 

Para que o resultado se mantenha por muito tempo, é importante continuar seguindo uma rotina saudável, o que inclui a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

PÓS-OPERATÓRIO:

Para que a cirurgia plástica seja realmente satisfatória, é preciso cuidado no período pós-operatório. Isso porque a recuperação costuma ser mais longa, já que, normalmente, mais de uma área do corpo sofre modificações em um único dia.

Como na lipoaspiração, o uso de cinta das áreas tratadas e a drenagem linfática são ótimas alternativas para melhorar os resultados.

a lipoABDOMINOPLASTIA:

Assim como nos procedimentos citados, a lipobdominoplastia é indicada para remover a gordura localizada através da lipoaspiração. Porém, nesse caso, há um diferencial: o tratamento também é capaz de eliminar o excesso de pele muitas vezes adquirido após uma grande perda de peso, seja por conta da cirurgia bariátrica ou reeducação alimentar.

Perdendo-se peso, é comum que a maioria das pessoas fique com a região da barriga mais flácida. Com isso, a lipoabdominoplastia é responsável por tracionar todo o excesso de pele para baixo e cortá-la. Em seguida, o médico especialista realiza uma costura horizontal .

Há ainda, alguns casos em que ocorre o afastamento do músculo abdominal, muito frequente depois da gravidez. Nesse procedimento, o cirurgião plástico costura o músculo, com a finalidade de deixar a região mais rígida.

PÓS-OPERATÓRIO:

A recuperação da abdominoplastia costuma ser mais demorada que as demais e os efeitos podem ser vistos após 2 meses da cirurgia.

Esse processo tem como finalidade evitar o acúmulo de líquidos na região. Em alguns casos, o dreno pode ser retirado logo no primeiro dia após a cirurgia. 

INDICAÇÕES:

A abdominoplastia é constantemente procurada por mulheres que passaram por várias gestações, pacientes com acúmulo de gordura na barriga por motivos genéticos ou pessoas que tiveram grande perda de peso. Algumas características comuns desses pacientes são o desenvolvimento de estrias, flacidez e excesso de pele na área.

VARIAÇÕES DO PROCEDIMENTO:

Existem algumas variações do tratamento, principalmente quando o paciente apresenta menores acúmulos de gordura. Em tais casos, a cirurgia é chamada de miniabdominoplastia e tem o objetivo de retirar o excesso de pele e gordura apenas da região inferior do abdômen.

O resultado é uma cicatriz menor e maior facilidade de recuperação.