Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo

Mamoplastia Redutora

  

 1. Anestesia

Medicamentos são administrados para o seu conforto durante o procedimento cirúrgico. No entanto, uma redução de mama também pode ser realizada usando uma combinação de anestesia local e sedação intravenosa, que aumentam suas possibilidades de voltar para casa no mesmo dia.

2. As incisões são feitas após a marcação das mamas

Os padrões de incisão de redução de mama variam dependendo da quantidade de excesso de tecido a ser removido, da posição dos mamilos e da preferência da paciente e do cirurgião. Você e o seu cirurgião plástico determinarão de antemão qual a técnica de incisão funcionará melhor para suas necessidades.

Os padrões de incisão usados na cirurgia de redução de mama incluem:

1.     “Micro-Incisão” - Quando a gordura compõe grande parte do tamanho das mamas, em vez do excesso de pele, o procedimento de redução da mama pode consistir apenas em uma lipoaspiração na área.

2.     Incisão “circumareolar” - A incisão é feita apenas ao redor do perímetro da aréola

3.     Incisão “vertical” - Também conhecida como incisão “pirulito”, a incisão é feita em torno do perímetro da aréola e verticalmente para baixo a partir da aréola até o sulco da mama.

4.     Incisão em “T-Invertido” - A incisão é feita em torno do perímetro da aréola, verticalmente para baixo a partir da aréola até a dobra do seio, e horizontalmente ao longo do sulco mamário.

 3. A mama é remodelada

Após fazer as incisões, o tecido em excesso (incluindo pele e gordura) é removido cirurgicamente e o tecido mamário restante é remodelado. A aréola já reduzida e o mamilo- que na maioria dos casos permanecerão conectados ao suprimento de sangue e aos nervo existentes - são então reposicionados em uma altura, mais natural e mais jovial.

Em casos extremos, com seios pendentes e muito grandes (gigantomastia), o uso de uma técnica chamada enxerto de mamilo livre pode ser necessário.

4.Depois que o excesso de tecido é removido e os seios são remodelados, a pele restante é unida e as incisões são fechadas. As suturas mergulham profundamente no tecido mamário para suportar os seios recém-formados, juntamente com o possível uso de adesivos de pele e / ou fita cirúrgica para ajudar a fechar e apoiar a pele.

5. Os curativos serão colocados e depois cobertos com uma bandagem elástica ou sutiã cirúrgico. 

Pós-operatório

A maioria das mulheres sente alguma dor nos seios nos primeiros dias, após a cirurgia e depois um desconforto mais leve por uma semana ou mais. Analgésicos ajudarão a aliviar a dor. Inchaço e hematomas podem durar várias semanas. Usar o sutiã cirúrgico 24 horas por dia pode ajudar a reduzir o inchaço e apoiar os seios enquanto eles passam pelo processo de cicatrização.

A Paciente provavelmente retomará ao trabalho e suas atividades sociais dentro de algumas semanas, a menos que essas atividades envolvam peso ou exercícios extenuantes. Deverá evitar atividades e exercícios mais vigorosos por 3 a 4 semanas ou mais. É importante, mesmo após a retirada do sutiã cirúrgico, manter um sutiã que suporte bem os seios, como um top esportivo bem confortável.

O desconforto físico e emocional e melhora a aparência da paciente, a mamoplastia redutora pode ser um dos procedimentos cirúrgicos mais recompensadores. As pacientes notam um aumento na autoconfiança, bem como uma renovada sensação de liberdade para usar as roupas que desejam e participarem de atividades físicas que antes evitavam.

Enquanto muitas pacientes experimentam um alívio imediato das dores nas costas e nos ombros após a redução das mamas, é importante entender que levará algum tempo para que os resultados finais se mostrem.