Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo
Miniabdominoplastia
Versão modificada e menos invasiva da abdominoplastia, a miniabdominoplastia, remove o excesso de pele flácida do abdômen inferior (abaixo do umbigo) para restaurar uma silhueta mais firme, plana e esbelta.
Gravidez, envelhecimento e a própria genética são os culpados mais comuns por trás daquela “pochetinha” de gordura e pele, que, infelizmente, mesmo dieta e exercício físico são incapazes de eliminar.
Se estiver incomodado com a aparência de seu baixo-ventre, uma miniabdominoplastia pode ajudá-lo a obter resultados muito bons, com uma cicatriz menor do que a da abdominoplastia e com uma recuperação relativamente curta.
Uma miniabdominoplastia limita-se à remoção da pele, mas pode, se necessário, ser associada à lipoaspiração para eliminar gordura localizada. Dependendo das suas necessidades, a miniabdominoplastia também faz o reajuste, na parte inferior dos músculos reto-abdominais afastado e propicia a remoção de boa parte das estrias localizadas abaixo do umbigo.
Para a miniabdominoplastia ser indicada, o paciente deve ter uma redundância de pele mínima a moderada, uma pequena quantidade de gordura abdominal e uma diástase muscular leve na região inferior. Na miniabdominoplastia associada à lipoaspiração, o cirurgião plástico aspira a gordura abdominal, remove a flacidez de pele supra-púbica e, em casos de flacidez muscular, a parte medial do músculo reto abdominal é plicada . Finalmente, a pele é suturada e a região do umbigo preservada.
A Miniabdominoplastia:
· Remove o excesso de pele (e gordura quando necessário, via lipoaspiração)
· Reajusta os músculos abdominais afastados
· É mais acessível que uma abdominoplastia
· Mais segura
· Tem mínimo desconforto frente a procedimentos mais complexos como a abdominoplastia
· Pode ser realizado sob anestesia local, se indicado
· Pode ser combinado com a lipoaspiração para melhores resultados
· Tem um período de recuperação de aproximadamente apenas 1 a 2 semanas
Diferenças entre a Abdominoplastia e a Miniabdominoplastia
Miniabdominoplastia:
Melhora os contornos do baixo ventre com uma cirurgia menos extensa e uma cicatriz menor
Se você está incomodado principalmente por uma pequena “pochete” de gordura localizada ou flacidez e estria na região abaixo do umbigo, uma miniabdominoplastia pode ser a melhor opção para você.
Esta técnica envolve uma única incisão feita logo acima do monte púbico, através da qual o cirurgião plástico reajusta os músculos afrouxados e remove o excesso de pele flácida para oferecer ao paciente um abdome mais tonificado e plano.
A cicatriz resultante de uma miniabdominoplastia é uma linha fina e horizontal, que normalmente tem apenas alguns centímetros de comprimento. Tudo isso para proporcionar um abdômen inferior mais plano e contornado, que te permitirá ficar ótima em trajes de banho e roupas justas.
Abdominoplastia Clássica ou Completa:
Melhora o abdômen superior e inferior
Se estiver incomodado com excesso de pele acima e abaixo do seu umbigo, uma abdominoplastia completa, que aborda toda a extensão da parede abdominal, pode produzir os melhores resultados.
Através de uma incisão horizontal ou acompanhando a linha do biquíni, o cirurgião plástico irá remover o excesso de pele e reajustar os músculos abdominais em toda sua extensão. Uma segunda incisão é feita em torno do umbigo para tratar o excesso de pele acima dele e para alcançar resultados mais naturais.
A cicatriz resultante de uma abdominoplastia completa é semelhante e tem a mesma posição da de uma miniabdominoplastia, mas normalmente é mais longa, indo de um lado do quadril ao outro. Mesmo assim, a cicatriz de abdominoplastia costuma ficar escondida sob o biquíni.
Os benefícios de uma abdominoplastia completa incluem aplainar o abdome, reduzir a cintura e suavizar as estrias abaixo do umbigo, permitindo um maior conforto ao se vestir. Você se sentirá muito feliz de poder voltar a usar sem complexo biquínis e roupas mais curtas.
Diuferenças |
Mini Abdominoplastia |
Abdominoplastia |
Objetivos |
Remover o excesso de pele e gordura abdominal inferior (logo acima do púbis) e reajusta-se (se necessário) a porção inferior do músculo abdominal. |
Tratar a diástase abdominal (separação muscular) acima e abaixo do umbigo e remover o excesso de pele frouxa e gordura em todo o abdome. |
Procedimento |
Incisão acima do osso púbico. O excesso de gordura é removido via lipoaspiração; pele é retirada e a porção inferior dos músculos abdominais (se necessário) são reajustados. Não envolve o umbigo. |
O cirurgião plástico separa o umbigo da parede abdominal; uma incisão é feita lado a lado no abdome, o músculo reto abdominal é reparado inteiramente e o retalho de tecido é esticado para remoção do excesso |
Candidato Ideal |
Pessoas com um abdome que não se projeta significativamente acima do baixo ventre |
Mulheres com pele esticada de gravidezes múltiplas ou aqueles que perderam uma quantidade significativa de peso. |
Anestesia: |
General ou local com sedação |
Geral |
Cicatrizes |
Thin scar |
Longer scar from hipbone to hipbone |
Recuperação |
1-3 semanas |
4-6 semanas |
Os benefícios de uma miniabdominoplastia frente à abdominoplastia clássica são:
· procedimento mais curto,
· menos complicado,
· com recuperação mais rápida