Thales Kroth de Souza por Thales Kroth de Souza

Risco, qual a sua tolerância?

Incertezas são partes indesejáveis na área financeira, mas existem. É preciso saber lidar com elas.

Alguns riscos trabalham lado a lado com o lucro desejado em um investimento. Você conhece-os?

Risco de liquidez é o ganho não imediato de um título. O pagamento pode ficar comprometido de imediato após a tentativa de execução. Naturalmente a falta de comprador compromete o lucro e o tempo não age ao favor do ofertante.

Risco de crédito é a incerteza no recebimento de valores. O risco é integral no recebimento do lucro e representa um custo extra para aportes do investidor. É preciso cuidado com capital de terceiros alavancados.

Risco de imagem, sobre a parte financeira, está adequado e integralizado nos investimentos vindouros. A organização ficou comprometida por conta de informações no mercado desfavoráveis, ou será abalada por meio desse risco e o andamento de seus negócios (compra e venda) fica comprometido sem uma certeza nos próximos passos.

Risco de mercado é a consequência do próprio mercado sobre sua ordem. A oscilação é o quesito que desfavorece a execução do título e na venda. O tempo está em ventos contrários e aumenta a flutuação do lucro ou prejuízo. Nesse contraste, títulos de renda fixa são melhores vistos, por outro lado, o lucro é maior se houver aceitação desse risco.

Risco operacional, quando após a escolha da execução e para garantia da liquidez o título não é executado. Isso pode ocorrer quando uma empresa possui muita instabilidade e ocorre algum problema técnico. Os SACs das corretoras estão disponíveis para constatações e ajustes frequentes e a necessidade de um relacionamento com seu cliente mostram-se necessários para medir sua tolerância a problemas futuros.

Risco financeiro, em geral, é o conjunto de riscos que permeiam a sua tolerância ao sistema financeiro. Todo título ou crédito possui risco. Alguns possuem garantia maior outros dependem dos citados acima e a natureza da manifestação depende da incorrência de fatores.

A variação de um risco varia de acordo com o seu potencial de lidar com uma incerteza. Você possui aversão ao risco? Então, não é recomendado investir sem realizar uma análise em seu perfil de investidor. Você possui tolerância ao risco? Qual o seu objetivo? Faça uma análise prévia, pesquise, procure investimentos de acordo com seus horizontes.

Para sugestões, comentários, dicas e feedbacks contate: ksthales@gmail.com