Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo
Qual é a melhor incisão para a mamoplastia de aumento?
O procedimento cirúrgico cosmético mais comum realizado no Brasil e em praticamente todo o mundo, com base em estatísticas recentes, é mesmo a de prótese mamária. Ao planejar um aumento de mama, há muitas decisões importantes a serem tomadas, como tipo e tamanho do implante, colocação do implante acima ou abaixo do músculo e localização da incisão.
Invariavelmente, durante a consulta, a pergunta mais feita é: “qual é a melhor incisão doutor?” Não há uma só resposta correta para esta pergunta, mas na opinião da Dra. Rita Sotelo, a cicatriz periareolar atende todas as expectativas em relação à redução de visibilidade e facilidade para introdução e colocação da prótese.
Atualmente, existem 3 opções aceitáveis para as incisões, como dito acima: incisão axilar, periareolar (ao redor da aréola) e a do sulco inframamário. O trabalho mais importante que se tem como cirurgião plástico na colocação de implantes é criar uma loja (espaço de locação da prótese) muito precisa para o implante.
Quando essa loja, que nada mais é que um espaço para alocar a prótese, não é criada com precisão, o implante pode se deslocar, resultando em mal posicionamento. A única correção para este problema é a cirurgia de revisão.
É uma crença comum entre os cirurgiões plásticos, que as incisões através da axila proporcionam menos controle e estão associadas a uma taxa mais elevada de mau posicionamento.
Isso faz todo sentido já que se opera a partir de uma distância maior; tornando a locação da prótese na loja mais imprecisa. Além disso, há estudos mais recentes que sugerem que essas incisões também podem ter uma taxa mais alta de contratura capsular.