Thales Kroth de Souza por Thales Kroth de Souza
Como começar a operar e ganhar dinheiro
O mercado financeiro possibilita muitas pessoas ganharem um bom dinheiro nas aplicações certas. Para isso, é necessário alguns cálculos e pesquisas para saber como o mercado está “tratando” a empresa. Com alguns indícios, é possível dizer se a empresa está indo bem ou não.
Claro que não existe fórmula mágica para ganhar dinheiro, mesmo com adventos, propagandas e jogadas de marketing, o mercado de capitais não possui uma ferramenta, uma regra específica para fazer com que mais notas entrem no seu bolso.
A primeira parte método básico que a pessoa que deseja operar em uma corretora de valores e bens mobiliários é aprender alguns nomes comuns utilizados: call, put, vendido a termo, opções de ações, commodities. Não adianta se aventurar em um meio que desconhece e desejar ficar milionário se não sabe onde seus recursos estão sendo aplicados. Um bom investidor ou especulador aprende com o andamento do mercado e bons estudos sobre práticas financeiras para depois operar.
Uma segunda tarefa para quem deseja operar no mercado é ter uma conta bancária e cadastro em uma intermediadora (corretora), sem essa ideia não terá como transferir recursos nem como aplicar nos famosos títulos federais atreladas à taxa inflacionária. A recomendação fica no acesso ao site do Tesouro Direto e pesquisas sobre corretoras que mais atendem o seu perfil.
Quem disse que com pouco não se pode começar a investir? A parti de R$30,00 você já pode começar comprando títulos federais e, com menos, pode sim comprar opções da Petrobrás, de acordo com o seu perfil e se este for arrojado. Alguns termos são necessários saber por conta do cotidiano de operações. Os lançamentos são feitos pelas plataformas tipo “home broker” e funcionam em horário comercial, então se deseja operar no almoço tem a possibilidade.
A terceira parte que não pode ficar de fora é analisar o quão risco seu perfil atende. Até quanto de dinheiro você tem medo de perder? O mercado é volátil por conta da movimentação e transferências de recursos e, um momento a sua escolha pode dar negativa, ou até no vencimento, por isso é necessário saber até quanto é capaz de perder assim como até quanto é capaz de arriscar.
A quarta parte fala de acordo com os seus objetivos. Deseja investir para a aposentadoria, férias, cursos no exterior, estudos, filhos, enfim, para cada operação haverá um objetivo a que se destina o seu montante. Não se esqueça de sempre se recompensar com um ganho. Faz bem para seu psicológico e o motiva a continuar operando. Quando realiza compras sobre uma pequena parte desse investimento, você está investindo no que mais vale a pena: em você.
A quinta parte, última desse artigo, salienta mais aperfeiçoamento. Os mercados financeiro e bancário nunca param. Não há segredos ou mistérios e sim muita competência e ferramentas para se definir uma previsão. Ninguém consegue prever o futuro com exatidão. Todo investimento possui riscos. Se estiver com dúvidas sobre o que fazer consulte um especialista no assunto, assim como você vai ao médico para saber sobre seu bem-estar, você precisa de um profissional de finanças para tratar da sua saúde financeira.
Desejo-lhe bons investimentos a todos e todas.
Envie para ksthales@gmail.com sugestões, comentários, dicas e feedbacks.