Meio Ambiente e Sustentabilidade por Márcio Silva do Amaral
Água, porque devemos economizar?
A água utilizável é, e continuará sendo, um bem cada vez mais disputado no planeta. Atualmente a realidade que se apresenta é triste. Quase 750 milhões de pessoas no mundo não possuem acesso a uma fonte água potável. Isso representa mais de três vezes a população do Brasil!
A Unesco prevê um futuro pouco promissor. A demanda por água deve crescer 55% no mundo até 2050. A água influencia diretamente o nosso futuro, logo precisamos mudar a forma como avaliamos, gerenciamos e usamos esse recurso, em face da sempre crescente demanda e da superexploração de nossas reservas subterrâneas. Esse é o apelo feito pela edição mais recente do Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento de Recursos Hídricos.
Segundo o estudo apresentado, o planeta pode enfrentar um déficit de 40% no abastecimento de água até 2030 caso os modelos de consumo, utilização e descarte da água não mudem, tanto na área doméstica quanto na da agricultura, da indústria e da energia.
“Há um consenso internacional de que a água e o saneamento são essenciais para a realização dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Eles estão intrinsecamente ligados às alterações climáticas, agricultura, segurança alimentar, saúde, energia, igualdade, gênero e educação”, disse Michel Jarraud, Presidente da UN-Water e Secretário Geral da Organização Meteorológica Mundial.
O estudo também alerta para a intensificação das disputas hídricas. Conflitos interestaduais e regionais também podem surgir devido à escassez de água e má gestão. Atualmente, 158 das 263 bacias hidrográficas transfronteiriças não têm qualquer tipo de gestão cooperativa.
Neste sentido, cada dia mais, torna-se necessária a implementação de efetivas políticas públicas e privadas visando o bom uso da água em todas as relações sociais e humanas. Faz-se necessário que a questão da responsabilidade ambiental se torne parte integrante de todas as políticas econômicas e produtivas da humanidade. Somente assim, com uma efetiva gestão da água é que as pessoas poderão afastar o fantasma da escassez que passou a assombrar nos tempos atuais.
Devemos nos preocupar em poupar água? Sim! A água doce, que só representa 2,5% do total, está em sua maior parte nas calotas polares, estando apenas 0,3% desta disponível e de fácil acesso em lagos, rios e lençóis subterrâneos.
Devemos economizar água para promover a sustentabilidade do planeta. Praticamente tudo que é produzido envolve o consumo de água. O hábito de economizar água precisa ser implantado imediatamente.