Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo
Cruroplastia
O que é cruroplastia?
Cruroplastia ou lifting de coxas é um procedimento da cirurgia plástica, que redefine o contorno das coxas após a perda de peso ou o avançar da idade. É um procedimento eficaz para reajustar a pele e firmar as coxas. As incisões e as cicatrizes resultantes podem se estender ao longo da face interna das coxas ou ficarem ocultas no sulco glúteo e virilhas.
Quem é o candidato a um lifting de coxas?
Os melhores candidatos para uma cruroplastia são pessoas que perderam uma quantidade significativa de peso e tem pele flácida ao longo da parte interna ou externa da coxa.
A cruroplastia pode melhorar o contorno da minha coxa sem remover pele?
Não, o lifting crural sempre remove o excesso de pele para que o contorno das coxas possa ser melhorado. Existem casos raríssimos onde só uma lipoaspiração, com mínimos cortes, retira a gordura e a pele ainda pode se manter justa. Mas na grande maioria dos casos o excesso de pele precisará ser removido para se obter resultados satisfatórios.
Tipos de lifting de coxas
A cruroplastia normalmente leva entre três e quatro horas para ser realizada sob anestesia geral. Os detalhes de cada procedimento cirúrgico dependerão do tipo de lifting realizado e da extensão necessária para a correção.
Lifting interno (medial) da coxa – A cirurgia plástica das coxas na porção interna é a técnica mais comum. Pode ser feita com uma incisão ao longo do sulco glúteo e virilha, na parte interna da coxa, minimizando o destaque da cicatriz pós-cirúrgica.
Em casos de flacidez mais extensa será realmente necessário que essa incisão corra ao longo da face interna das coxas, as vezes até o joelho. A partir da incisão, o tecido indesejado será eliminado e a pele restante tracionada para ficar firme.
Lifting externo (lateral) da coxa - Normalmente, um lifting externo das coxas é realizada em conjunto com outros procedimentos corretivos, como uma abdominoplastia em pacientes que perderam grande monta de peso. A cruroplastia externa das coxas remove o excesso de pele que fica abaixo da área do quadril e, como tal, a incisão será localizada na área dos quadris.
A Cruroplastia ajuda a diminuir celulite?
A celulite é um problema que afeta a maioria das mulheres. A aparência ondulada na pele, é causada pela pressão da gordura contra o tecido fibroso da pele. Embora esse problema não seja fácil de tratar, e a Cruroplastia ajude muito pouco, muitas pessoas confundem a celulite verdadeira com a flacidez de pele, que certamente pode ser resolvida com um lifting crural.
Posso fazer lipoaspiração em vez da cruroplastia?
A lipoaspiração remove a gordura, mas não firma a pele. Se grandes quantidades de pele solta (flacidez) já estiverem presentes, a lipoaspiração por si só não alcançará resultados satisfatórios pois só aumentará a flacidez. Para realizar a lipoaspiração individualizada não pode haver flacidez e grande volume de gordura a ser retirada.
Como é realizado a cruroplastia medial (parte interna das coxas)?
Um lifting medial das coxas aborda pele solta e possível acúmulo de gordura na face interna das coxas. Primeiramente a Dra. Rita Sotelo realizará uma lipoaspiração, se alguma gordura precisar ser removida. Logo depois o lifting de coxas propriamente dito será iniciado com uma incisão no ponto mais baixo do vinco entre a virilha e a parte interna da coxa, onde removerá a pele flácida excedente.
Para pacientes com extensa perda de peso a Dra. Rita Sotelo precisará fazer uma incisão vertical ao longo da parte interna da coxa visando obter uma correção ao longo de toda a perna.
Como é realizado a cruroplastia lateral (parte externa das coxas)?
Para pacientes com excesso de pele flácida e gordura nas laterais da coxa e na parte traseira, uma cruroplastia envolverá uma incisão na parte superior do quadril, em cada lado. A incisão se estenderá horizontalmente em torno da coxa pela virilha e sulco glúteo. O excesso de pele é então eliminado, e a pele ao longo dos dois lados das coxas, puxada e suturada, devolvendo a firmeza.
Quanto tempo dura a recuperação de uma cruroplastia?
Os locais das incisões geralmente ficam sensíveis após o lifting crural, uma vez que as suturas ficam normalmente localizadas em locais de atrito e contato pele com pele. A cicatrização inicial ocorre logo nos primeiros dez dias, quando a maior parte das suturas se dissolve.
Ocasionalmente, pontos permanentes também serão colocados para reforço, dado o local do corpo. Esses pontos serão removidos aproximadamente 10 dias após a cirurgia plástica. Os pacientes geralmente podem retornar a um trabalho em escritório nesse momento.
A resistência da pele à tração aumenta com o tempo, à medida que a maturação da cicatriz é concluída. É comum sentir leve dor nas incisões nas primeiras semanas, mas ela será controlada por analgésicos simples.
Exercícios extenuantes, esportes e longas caminhadas devem ser evitados nas primeiras 4-6 semanas até que as incisões estejam bem cicatrizadas. Recomendações específicas serão feitas durante as consultas de acompanhamento na Clínica Sotelo, com base no seu nível de atividade e cicatrização.
Os resultados
Melhorias no formato da coxa podem ser vistas imediatamente após a cirurgia. Porém levará vários meses até o inchaço desaparecer completamente e para que os resultados finais possam ser apreciados.
Uma vez que o tempo de recuperação esteja completo a coxa ficará mais lisa e proporcional à forma natural do corpo. Embora os resultados de uma cruroplastia sejam ‘permanentes’, as flutuações de peso e o envelhecimento podem causar uma pequena perda de firmeza.
Não esqueça que o lifting de coxas resultará em uma cicatriz visível que pode se esconder na virilha e sulco glúteo, correr da região da virilha até a parte interna do joelho ou nos casos mais extremos se apresentar em toda circunferência das coxas.
Nas cirurgias mais comuns essa cicatriz estará na parte interna das coxas e poderá aparecer em roupas curtas como saias. Porém, à medida que o tempo passa e o tecido amadurece, a cicatriz desaparece significativamente.
Os resultados do levantamento da coxa são permanentes?
Nada pode interromper o processo de envelhecimento, e pode ocorrer flacidez adicional à medida que os pacientes envelhecem. A cirurgia plástica geralmente pode retardar esse processo, mas não pode o interromper por completo.