Thales Kroth de Souza por Thales Kroth de Souza
Cheque especial tem novas mudanças e impactos no mercado bancário brasileiro
Um ponto interessante para a nova política sobre o Cheque Especial: os juros estão limitados a partir de segunda-feira, 06 de janeiro de 2020, a 8% ao mês, para clientes que estavam preocupados de como sair do vermelho, ajeitar suas contas e dar novo respiro para 2020 a notícia não poderia ser mais positiva, e a tendência é que os juros desse produto bancário caia ainda mais.
Segundo dados do Banco Central, 80 milhões de pessoas utilizam esses serviços. O cheque especial funciona como uma emergência para usuários que precisam liquidar pagamentos e não possuem recursos suficientes no momento, aí o mercado está a disposição para oferecer dinheiro mediante juros. Anteriormente, a competitividade por esse serviço estava em alta afetado pela crise e condições do mercado. O Governo Federal atuou de maneira a minimizar os juros exorbitantes para os usuários e fixou o limite de 8% ao mês.
Orienta-se para que pessoas utilizem o Cheque Especial de maneira consciente sobre seus gastos e obtenha informações para o pagamento, seja a vista ou parcelado. O Santander tem a tem a condição de não cobrar por 10 dias o uso do produto e a Caixa Econômica Federal já baixou seus juros para 5% ao mês. São mais opções para os consumidores e aquecimento da economia interna na obtenção de clientes.
Com a fixação do teto dos juros, o Governo Federal aprovou a também cobrança de 0,25% de novos clientes sobre limites acima de R$500, uma sobremaneira para ajustar o novo patamar. O Santander adotou a nova cobrança, Banco do Brasil, Banrisul e C6 Bank não irão adotar a prática, Itaú Unibanco e Caixa disseram não no primeiro momento e Bradesco garante o não até junho de 2020. Consultem suas instituições financeiras sobre o tratamento às novas medidas do Cheque Especial e abertura de contas.
A OAB já deu sua nota sendo contra a cobrança extra, mas cabe entender que a redução do Cheque Especial beneficia de imediato 19 milhões de pessoas, pois, segundo o Banco Central, utilizam menos de R$500 dessa modalidade de serviço. Um planejamento para suas contas pode ser um bom ponto de partida para começar 2020 e uma nova visão da sua saúde financeira. Busque informações, faça cursos, trate seu bolso da melhor forma e garantirá melhor desempenho para suas conquistas profissionais e pessoais.
Envie para ksthales@gmail.com sugestões, comentários, dicas e feedbacks.