Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse
Sucesso não é mágica, é ciência!
Seguidamente sou pego em treinamentos, palestras e até mesmo na rua, por pessoas que desejam a fórmula mágica para adquirir sucesso pessoal e profissional. Muitas esperam uma resposta mágica que faça a sua vida ou empresa se transformarem da noite para o dia.
Elas esquecem que mágica não passa de ilusão, engana por um momento, mas quando você percebe o truque, tudo cai ao chão. O sucesso sustentável em qualquer área precisa de muita disciplina, consistência e foco nas ações que você definiu para chegar até onde deseja e quanto mais alto for o nível que você irá chegar, maiores serão os problemas que irá enfrentar. Erroneamente muitos acreditam que depois que chegam a um patamar de sucesso especifico não terão mais que se preocupar.
A vida é um processo de evolução e para tanto são necessárias mudanças e essas serão cada vez mais duras, à medida que conquistamos o nosso lugar na sociedade. Para enfrentar a pressão do sucesso, é preciso desenvolvimento em competências que ajudem você a evoluir. Minha resposta para aqueles que querem uma solução mágica é: faça terapia, tenha um mentor, estude muito, leia um livro por mês, aplique o que aprendeu, não tenha medo de errar, compartilhe suas experiências com o mentor e o psicólogo e corrija suas falhas, volte a aprender e aplicar novamente. Muitos não querem fazer este esforço por acharem perda de tempo, já outros ficam chateados porque eu indiquei terapia e mentoria.
Não os culpo, pois ter a humildade de pedir ajuda é apenas para os fortes. Os fracos ignoram ou criticam aqueles que tem a coragem de trabalhar a si mesmo. Para tudo que desejamos mudar é preciso investir tempo, energia e dinheiro. Esperar o contrário é sonhar com um milagre divino. Às vezes fico pensando: coitado de Deus com a quantidade de pessoas que esperam um milagre das mãos Dele. Deus sempre vai ajudar, mas os verdadeiros milagres acontecem quando agimos para que eles aconteçam.
O verdadeiro milagre está em você ser o responsável pela sua própria evolução. Não espere que a economia mude para você mudar, não espere que a pandemia acabe para você mudar, não espere que o presidente mude para você mudar. A sua vida muda, sua empresa muda quando você muda, simples assim! Se o faturamento está baixo, peça ajuda, converse com pessoas, ouça seus clientes para saber o que precisa mudar.
Se o vendedor não está vendendo, ouça ele para entender o que ele está passando, para que juntos encontrem um solução. Se você não investe tempo e energia em ouvir e investigar, quem deve mudar é você. Não existe mágica, lembra? Busque ajuda, mas mude. Não aceite as coisas como estão. Aprenda, aplique e evolua, pois somente com competência e consistência você será capaz de superar qualquer obstáculo.