Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse
Liderança Autêntica!
Um líder verdadeiro jamais coloca seus objetivos pessoais acima da empresa. Muitos líderes confundem interesses pessoais com os corporativos e acabam desmotivando a equipe. Muitos com quem trabalhei chegaram até me questionar: “Ronan, a empresa é minha, o que é melhor pra mim é melhor para a empresa.” Nem sempre! O líder não deve ser o centro do negócio, mas o negócio estar definitivamente no centro. Os que atendi e entenderam o conceito prosperaram, já aqueles que continuaram com esse comportamento continuam com os índices de turnover altíssimos.
Não existe maneira de aumentar um faturamento de uma empresa e os lucros trocando toda hora de profissionais. Mas: “Ronan, eu pago bem, salários em dia, impostos, o que mais eles querem?” Querem sentir-se parte de um propósito, querem perspectiva de crescimento e principalmente sentirem-se importantes dentro de um clima organizacional que permita com que trabalhem felizes. Tudo isso é possível quando o líder acredita fielmente que somente cuidando das pessoas é possível ir além. As empresas, produtos e serviços estão cada vez mais parecidos. As informações e o conhecimento estão nos livros, cursos e internet.
O que diferencia uma marca da outra é o propósito e como as pessoas sentem a responsabilidade do seu trabalho para o todo. Quando a empresa é liderada para o “bel prazer” do líder, as pessoas se sentem como “peões” em tabuleiro de xadrez, onde mais cedo ou mais tarde são descartados. Na psicologia chamamos esse comportamento de narcisismo, que significa se colocar no centro. Isso vem do ego, o maior vilão da liderança. Liderar é criar condições para as pessoas sentirem-se no centro. Quando isso acontece, as pessoas se tornam mais responsáveis e mais engajadas.
Ninguém dá o melhor de si para satisfazer os interesses de um líder narcisista, pois no fundo as pessoas sentem que aquilo que estão fazendo é para satisfazer interesses que, apesar de lícitos, lá no fundo são escusos. Narcisistas não lideram, e sim usam as pessoas na busca de um objetivo pessoal. Outra característica é a total falta de empatia. Não se importam com o que as pessoas pensam e sentem. Se esses pensamentos e sentimentos forem ruins sobre o próprio líder, esse se torna vingativo e encontra uma forma de tirar essa “ameaça” da empresa.
Esse tipo de líder é extremamente manipulador, dá algo para conquistar algo. Não estou falando de dinheiro, mas de atenção, sorrisos para criar um vínculo de interesse para depois usar a confiança conquistada para o seu próprio bem. Um líder narcisista causa um verdadeiro estrago em uma empresa. Ele pode ter sucesso por um tempo, mas um dia a máscara cai. Se você identificar um narcisista, organize a sua carreira para se afastar. A sua saúde mental irá agradecer.
Ronan Mairesse
Consultor e Mentor organizacional
A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!
Instragram: @ronanmairesse
Email: ronan@ronanmairesse.com.br