Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse

A inspiração que faz vender

O cliente está vivendo uma era de ouro no sentido do consumo. Nunca houve tantas marcas e opções dos mais variados preços e padrões de qualidade para atender a demanda. Produtos que antes eram raros e até mesmo exclusivos, foram copiados e replicados tornando assim setores que antes eram “gormetizados” em apenas mais um no mercado.

A cada dia, líderes e equipes pensam, desenvolvem estratégias para que a sua empresa se diferencie do mercado. Muitas têm êxito enquanto outras apenas mais se atolam na irrelevância. Ter o melhor produto não é mais sinônimo de vendas, ter o menor preço não significa que você vai vender mais. Então, o que faz o cliente criar uma forte identificação com a marca a ponto de desejá-la? 

Essa talvez seja a resposta que vale um milhão de dólares. O assunto é amplo, sugiro que você estude esse tema com muita dedicação. Mas posso adiantar a você que o primeiro passo é ser um líder capaz de inspirar toda a cadeia hierárquica a ponto de que cada funcionário que atenda um cliente seja capaz de transmitir a essência do negócio em cada atendimento.

Tenho sempre dito, nada muda se o líder não muda. Nada acontece se o líder não tiver a consciência do seu impacto no grupo de trabalho. Se a equipe percebe que o mais importante são custos, despesas e lucro, a equipe em cada atendimento irá pensar primeiro em não gastar ao invés de fazer o que precisa ser feito para fornecer ao cliente aquilo que foi prometido. Lógico que uma empresa vive de lucro e não estou dizendo que os funcionários devem consumir o dinheiro da empresa para resolver um problema.

O que quero dizer é que se a liderança inspirar a equipe a realizar sempre um excelente atendimento, os problemas irão diminuir. 

Sobre inspirar, é preciso que se diga que ninguém inspira a outra sem um forte desejo de ajudar. A liderança precisa ser empática a ponto de transmitir em seu comportamento e palavras aquilo que sentem e fazer as pessoas sentirem o mesmo.

A ciência já comprovou que líderes que conseguem acessar a parte emocional dos seus funcionários têm empresas mais produtivas, responsáveis e felizes. Quando isso acontece, é despertado no coração das pessoas o sentimento de missão e propósito. Muitos se enganam que apenas colocar na recepção da empresa a missão em uma placa de “ouro” irá fazer as pessoas sentirem-se inspiradas para viver aquilo.

O que leva as pessoas a ter esse sentimento é ver o líder preocupar-se fielmente com aquilo que ele prega em seus discursos. Líder inspirador na pandemia mesmo com medo enfrenta o vírus, mas vai à rua com seus funcionários. Líder inspirador não fica dentro de uma sala, ele vai lá onde os problemas acontecem e ouve funcionários e clientes. Jesus foi Jesus porque lavou os pés das pessoas, caminhou e conversou com os pobres e teve muito amor pela sua missão. Assim ele conquistou o direito de liderar e até hoje seguimos os seus ensinamentos.

Ronan Mairesse

Consultor e Mentor organizacional

A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!

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