Atitudes & Negócios por Ronan Mairesse
A inspiração que faz vender
O cliente está vivendo uma era de ouro no sentido do consumo. Nunca houve tantas marcas e opções dos mais variados preços e padrões de qualidade para atender a demanda. Produtos que antes eram raros e até mesmo exclusivos, foram copiados e replicados tornando assim setores que antes eram “gormetizados” em apenas mais um no mercado.
A cada dia, líderes e equipes pensam, desenvolvem estratégias para que a sua empresa se diferencie do mercado. Muitas têm êxito enquanto outras apenas mais se atolam na irrelevância. Ter o melhor produto não é mais sinônimo de vendas, ter o menor preço não significa que você vai vender mais. Então, o que faz o cliente criar uma forte identificação com a marca a ponto de desejá-la?
Essa talvez seja a resposta que vale um milhão de dólares. O assunto é amplo, sugiro que você estude esse tema com muita dedicação. Mas posso adiantar a você que o primeiro passo é ser um líder capaz de inspirar toda a cadeia hierárquica a ponto de que cada funcionário que atenda um cliente seja capaz de transmitir a essência do negócio em cada atendimento.
Tenho sempre dito, nada muda se o líder não muda. Nada acontece se o líder não tiver a consciência do seu impacto no grupo de trabalho. Se a equipe percebe que o mais importante são custos, despesas e lucro, a equipe em cada atendimento irá pensar primeiro em não gastar ao invés de fazer o que precisa ser feito para fornecer ao cliente aquilo que foi prometido. Lógico que uma empresa vive de lucro e não estou dizendo que os funcionários devem consumir o dinheiro da empresa para resolver um problema.
O que quero dizer é que se a liderança inspirar a equipe a realizar sempre um excelente atendimento, os problemas irão diminuir.
Sobre inspirar, é preciso que se diga que ninguém inspira a outra sem um forte desejo de ajudar. A liderança precisa ser empática a ponto de transmitir em seu comportamento e palavras aquilo que sentem e fazer as pessoas sentirem o mesmo.
A ciência já comprovou que líderes que conseguem acessar a parte emocional dos seus funcionários têm empresas mais produtivas, responsáveis e felizes. Quando isso acontece, é despertado no coração das pessoas o sentimento de missão e propósito. Muitos se enganam que apenas colocar na recepção da empresa a missão em uma placa de “ouro” irá fazer as pessoas sentirem-se inspiradas para viver aquilo.
O que leva as pessoas a ter esse sentimento é ver o líder preocupar-se fielmente com aquilo que ele prega em seus discursos. Líder inspirador na pandemia mesmo com medo enfrenta o vírus, mas vai à rua com seus funcionários. Líder inspirador não fica dentro de uma sala, ele vai lá onde os problemas acontecem e ouve funcionários e clientes. Jesus foi Jesus porque lavou os pés das pessoas, caminhou e conversou com os pobres e teve muito amor pela sua missão. Assim ele conquistou o direito de liderar e até hoje seguimos os seus ensinamentos.
Ronan Mairesse
Consultor e Mentor organizacional
A mais de 10 anos ajudando empresas, líderes, atletas, clubes e seleções na busca da excelência!
Instragram: @ronanmairesse
Email: ronan@ronanmairesse.com.br