Meio Ambiente e Sustentabilidade por Márcio Silva do Amaral
Precisando de dinheiro?
Em épocas de instabilidades econômicas, ou a repentina perda de emprego ou a falta de recursos para suprir as necessidades básicas da família pode levar alguém a ficar muito ansioso e até cair em desespero.
Uma mudança de atitude pode fazer a diferença na hora de planejar o orçamento doméstico. Seguem algumas dicas que poderão ser de ajuda no momento de descapitalização:
Compras: Faça uma lista. Evite comprar por impulso. Procure os melhores preços. Faça das promoções. Aproveite as liquidações e as vendas de fim de estação. Quando possível, compre por atacado.
Seja um bom exemplo para os membros da família: Geralmente eles vão observar mais suas ações do que suas palavras.
Finanças domésticas: Pague as contas no prazo para evitar multas ou juros. Prepare refeições em casa. Apague as luzes e desligue aparelhos elétricos que não estão sendo usados. Se possível, use aparelhos de baixo consumo de energia. Pense na possibilidade de morar numa casa menor.
Estabeleça limites de gastos: Converse sobre quanto você e sua família podem gastar. Aprenda a dizer não e mantenha a palavra.
Transporte: Se você necessita mesmo de um veículo, compre um que seja econômico. Ele não precisa ser novo, mas deve estar em boas condições. Ao sair de carro, aproveite a mesma viagem para fazer várias coisas. Combine com outros para irem juntos no mesmo carro ao trabalho, à escola, etc. Se isso não for possível, use transporte público, ande a pé ou de bicicleta.
Deixe os filhos administrar seu próprio dinheiro: Se eles recebem mesada ou ganham dinheiro de algum trabalho, oriente-os. Então, deixe-os tomar algumas decisões.
Telefone e diversão: Procure por planos mensais mais em conta. Procure a concorrência e pesquise operadoras para obter melhores benefícios pagando menos. Se você possui TV por assinatura, poderia reduzir os custos por diminuir o número de canais? Se você possui internet talvez uma opção é assinar plataformas de streaming ao em vez de operadoras a cabo.
Ensine-os a dividir: Incentive sua família a dividir com os outros e também a reservar algum dinheiro regularmente.
Por último, seja equilibrado. Mantenha seu dinheiro no seu devido lugar. Pesquisas mostram que as pessoas que se preocupam mais com os outros do que com o dinheiro são mais felizes.