Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo
Perguntas e Respostas sobre Abdominoplastia
O que é lipoabdominoplastia?
A lipoabdominoplastia é um procedimento avançado de cirurgia plástica que combina a lipoaspiração com o procedimento de abdominoplastia. O procedimento dura cerca de três a quatro horas e foi introduzido há vários anos pelo cirurgião plástico brasileiro Dr. Osvaldo Saldanha. A combinação de lipoaspiração e abdominoplastia é feita para que áreas de excesso de gordura e pele possam ser removidas ao mesmo tempo em que os músculos abdominais são reaproximados. A lipoabdominoplastia têm uma taxa muito alta de sucesso.
Como é o procedimento de lipoabdominoplastia?
Na lipoabdominoplastia ,existem poucas diferenças entre uma lipoaspiração e uma abdominoplastia realizadas em sequência. Primeiro, a lipoaspiração do abdome é realizada. A pele do nível do umbigo até um pouco acima do osso púbico é extirpada, como em uma abdominoplastia, sem atingir os vasos linfáticos de modo que o inchaço é minimizado. Os músculos abdominais são suturados (“apertados” )e a pele abdominal é tracionada para baixo e suturada.
Quais são as vantagens da lipoabdominoplastia?
Há muitas vantagens que tornam a lipoabdominoplastia a melhor escolha para quem procura um procedimento de contorno corporal. Por causa da lipoaspiração, há melhor modelagem abdominal. A lipoaspiração acrescenta poucas e pequenas cicatrizes à lipoabdominoplastia. Há menos complicações pós-operatórias, e há uma menor probabilidade de dormência, inchaço, hematomas e dor no pós-operatório.
Eu sou um candidato para lipoabdominoplastia?
Pacientes que estão em bom estado geral de saúde, têm altura e peso proporcionais e que desejam uma barriga mais esculpida do que em uma abdominoplastia ou lipoaspiração, por si só, são candidatos à lipoabdominoplastia. Ter expectativas realistas de qual será o seu resultado estético é também fundamental. Você também não deve ser fumante, pois fumar inibe a cura e prejudica a pele.
O que esperar após a Lipoabdominoplastia?
Costumo utilizar drenos para eliminar o líquido abaixo da pele . A cinta de compressão permite uma melhor sustentação pós-cirúrgica e uma cura mais suave para a área tratada. Essa peça é usada por até 6 semanas após a cirurgia, quase 24h por dia.
A maioria das suturas estará sob a pele e serão reabsorvidas naturalmente, não precisando ser removidas. Você ficará limitado em sua atividade após a cirurgia e precisará tirar uma folga do trabalho por pelo menos 15 dias, dependendo do tipo de trabalho que exerce.