Dra. Rita Sotelo por Dra. Rita Sotelo
Perguntas e Respostas Sobre Otoplastia
O que é otoplastia?
Otoplastia é o procedimento feito para remodelar as orelhas. Os casos mais comuns são daquelas proeminentes, as "orelhas de abano". A otoplastia, nestes casos, aproxima as orelhas da cabeça e, se necessário, cria uma melhor configuração de todas as curvas que as compõem.
O que são orelhas de abano?
"Orelhas de abano" é como são chamadas popularmente as orelhas proeminentes, que podem vir a gerar denominações pejorativas às crianças e adolescentes. Essa condição estética pode ser melhoradas com uma otoplastia.
Olhando uma pessoa de frente as "orelhas de abano" podem se destacar muito, se abrindo e afastando demais da cabeça, razão pela qual algumas crianças são chamadas de "Dumbo", um personagem infantil tal qual elefante.
Em vista lateral, "orelhas de abano" muito desenvolvidas podem deixar ver apenas a borda da orelha, sendo que em orelhas bem formadas deveria ser visível todo o pavilhão auricular. Vistas por trás, ou seja, pelas costas de uma pessoa, "orelhas de abano" tem o dorso extremamente visível.
Por que a cirurgia vale a pena?
Não se nega a importância do nariz, da boca e dos olhos na beleza facial. Mas as orelhas são tão importantes quanto. Toda a forma do rosto é afetada pela posição das orelhas em relação à cabeça. Orelhas muito abertas chamam a atenção e definitivamente constrangem seu portador.
O simples girar das orelhas para que se deitem um pouco mais contra a cabeça pode tornar o paciente muito mais atraente. Ninguém se sente atraído por orelhas, mas orelhas de formato "incomum" são um destaque negativo inconteste. De fato, em um nível subconsciente, o formato das orelhas desempenha um papel significativo na atratividade.
Qual é a idade ideal para fazer uma otoplastia?
Aos cinco anos . Nesta idade as orelhas já quase alcançaram seu tamanho ideal. É também nessa época que as iprovocações infantis podem começar. Se um dos pais tiver alguma preocupação, esse é um bom momento para falar com o pediatra ou com um cirurgião plástico.
O que é feito durante uma otoplastia?
O objetivo de uma otoplastia é fazer com que as orelhas se "anexem" à cabeça e não sejam notadas. Orelhas vêm em uma variedade infinita de formas, e em uma otoplastia um cirurgião tem uma grande capacidade de esculpi-las.
Nos procedimentos mais executados para a correção de "orelha de abano", a otoplastia pode tanto remodelar a cartilagem para criar as dobras inexistentes ou eliminar o excesso de cartilagem na parte posterior da orelha para posicioná-la mais perto da cabeça.
Os adultos podem fazer uma cirurgia na orelha?
É muito comum um adulto fazer uma otoplastia. Seus pais podem não ter notado, talvez ninguém soubesse que a cirurgia era uma opção, ou seus pais nunca terem achado que isso incomodava a criança. Alguns pais também se acostumam com a característica e acham que seus filhos poderão conviver com isso.
Quais as principais razões de um adulto se submeter ao procedimento?
Homens adultos que desejam uma otoplastia estão entre os mais decididos pelo procedimento mesmo contados todas as cirurgias plásticas. Seus cabelos, normalmente curtos, não podem esconder as orelhas e isso os incomoda profundamente.
Já as mulheres sempre esconderam as orelhas atrás dos cabelos e estão ávidas para usar os cabelos para trás. Muitas mulheres mencionam ainda que os pólos superiores das orelhas se projetam através do cabelo, mesmo quando o mesmo está para frente. Para os homens, há provavelmente um componente psicológico que os faz optar pela otoplastia. Assim como uma mandíbula forte associada à masculinidade, orelhas salientes estão associados a uma personalidade infantil, menos madura ou menos séria. Algumas pessoas com "orelhas de abano" podem sentir que além de afetar sua atratividade física, orelhas proeminentes podem estar inibindo sua capacidade de ganhar a confiança e o respeito dos outros também no trabalho.
Qual anestesia é usada para otoplastia?
A anestesia geral é a anestesia preferida para crianças, mas os adultos ficarão muito confortáveis com a anestesia local com sedação.