2° Dezembro Vermelho será realizado em todo o Brasil a partir do dia primeiro

Campanha, instituída pela Lei Federal nº 13.504/2017, objetiva promover a conscientização nacional sobre prevenção ao HIV e à AIDS.

28/11/2018

Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

O mês de dezembro marcará o início de uma grande mobilização nacional, a ser realizada todos os meses de dezembro, sobre prevenção ao HIV, AIDS e outras IST. Batizado de Dezembro Vermelho, e realizado pela segunda vez no país, a ação tem o intuito de chamar atenção para as medidas de prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas vivendo com HIV. A escolha do mês foi em função do Dia Mundial contra a AIDS, celebrado no mundo inteiro em 1º de Dezembro.

O Brasil tem hoje uma das maiores coberturas de tratamento antirretroviral (TARV) entre os países de baixa e média renda, com mais da metade, 64% das pessoas vivendo com HIV recebendo tratamento, segundo os dados do Boletim Epidemiológico 2016 do Ministério da Saúde. Em 2016, a média global para este segundo pilar das metas de tratamento foi de 53%.

Quando foi criado o Dezembro Vermelho?

A Lei Federal nº 13.504, que instituiu a campanha nacional de prevenção ao HIV/AIDS e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho, foi publicada no Diário Oficial em novembro  de 2017 e tem programado um conjunto de atividades e mobilizações realizadas em parcerias entre o poder público, sociedade civil e organismos internacionais em todas as regiões do Brasil. A agenda de atividades prevê a iluminação de prédios públicos de vermelho, as já tradicionais nas campanhas de mobilização em âmbito nacional, estadual e municipal, palestras e atividades educativas e outros eventos relacionados ao tema além de veiculação de campanhas de conscientização em diversas mídias.

Segundo  Georgiana Braga-Orillard, Diretora do UNAIDS no Brasil, "A aprovação do Dezembro Vermelho foi um passo importante para que as atividades sejam feitas no Brasil todo, por várias instituições e também para que se possa ir além de uma data única e fazer com que esse debate siga vivo na sociedade por mais tempo."

Tratamento gratuito:

O Brasil distribui gratuitamente os medicamentos a todas as pessoas vivendo com HIV que necessitam de tratamento.

Assim ocorre contaminação:

?         Sexo vaginal sem camisinha;

?         Sexo anal sem camisinha;

?         Sexo oral sem camisinha;

?         Uso de seringa por mais de uma pessoa;

?         Transfusão de sangue contaminado;

?         Da mãe infectada para seu filho durante a gravidez, no parto e na amamentação;

?         Instrumentos que furam ou cortam não esterilizados.

Assim não ocorre contaminação:

?         Sexo desde que se use corretamente a camisinha;

?         Masturbação a dois;

?         Beijo no rosto ou na boca;

?         Suor e lágrima;

?         Picada de inseto;

?         Aperto de mão ou abraço;

?         Sabonete/toalha/lençóis;

?         Talheres/copos;

?         Assento de ônibus;

?         Piscina;

?         Banheiro;

?         Doação de sangue;

?         Pelo ar.

Procure uma unidade de saúde e faça o teste.

É rápido, seguro, sigiloso e gratuito.