Banda Marcial da EMEF Gonçalina Pinto Vilanova completa 22 anos
A banda marcial dará ritmo ao Desfile Cívico de Paverama, a partir das 9h desta quarta-feira, dia 7 de setembro.
05/09/2022
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Paverama
Prestes a completar 22 anos, a banda marcial da Escola Municipal de Ensino Fundamental Gonçalina Pinto Vilanova terá a responsabilidade de dar o ritmo ao desfile cívico.
Neste ano com a não participação da Escola Estadual de Ensino Médio Paverama a incumbência ficou de forma exclusiva à banda da “Gonçalina”.
Com a tradição de mais de 40 anos, os desfiles cívicos já fazem parte do calendário oficial paveramense, levando um grande número de pessoas as ruas centrais no dia 7 de setembro.
A Banda Marcial nasceu no ano 2000, quando a então diretora do educandário Harda Jantsch junto do Círculo de Pais e Mestres, presidido por Vera Lúcia de Oliveira, deram início ao projeto.
Para isso foi necessário convidar alunos com experiência, foi então que Miguel Angelo Flach e Alan Gustavo Dupont, que haviam participado da banda da Escola Estadual de Ensino Médio Paverama, deram apoio para criação dos toques e orientação dos alunos.
Atual formação da Banda Marcial da EMEF Gonçalina. Créditos: Jêison Lauri da Rosa/Clic Paverama
Os primeiros instrumentos foram adquiridos por meio de ações para arrecadação de fundos. Na primeira formação eram 8 integrantes, com 2 bumbos, 4 tarolas e 2 pratos. Dali em diante, com mais de duas décadas, atualmente a banda conta com aproximadamente 40 integrantes, todos alunos e ex-alunos do educandário.
Banda Marcial da EMEF Gonçalina em apresentação na Paverama Fest. Créditos: Jêison Lauri da Rosa/Clic Paverama
“Era um sonho dos alunos poder tocar na banda. Todos com muita dedicação e amor pela escola ensaiavam meses antes para fazer uma bonita apresentação. Todos os anos tínhamos uma preparação para saber quantos instrumentos a mais teríamos que comprar e víamos o entusiasmo dos alunos. Eu me recordo dos primeiros instrumentos, fui para Porto Alegre comprar de ônibus” destaca a professora Harda Jantsch, diretora da EMEF Gonçalina Pinto Vilanova, no ano 2000.
Outro símbolo da banda que permanece desde a sua criação é o uniforme vermelho e branco, onde cada aluno era e é responsável pela aquisição do seu.
Em 2022 a banda retorna após dois anos em razão da pandemia, mas com a dificuldade de novos integrantes e tempo de ensaio.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura foi disponibilizado um ex-aluno, Henrique Kord, para auxiliar na organização da banda e ensaiar os toques para serem apresentados no desfile.
A banda é composta por pessoas que tenham ligação com o educandário, ou seja, alunos e ex-alunos e dará ritmo ao Desfile Cívico de Paverama, a partir das 9h da quarta-feira, dia 7 de setembro.