CCR ViaSul inicia obras no novo trecho de duplicação da BR-386

Nesta etapa, equipes atuam na mobilização dos canteiros e supressão vegetal em Soledade.

26/10/2023

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Polícia e Trânsito

Após a assinatura da Ordem de Serviço na última quarta, dia 25, a CCR ViaSul deu início às mobilizações iniciais no novo trecho a ser duplicado na BR-386, entre Soledade e Fontoura Xavier, entre os kms 245,3 ao 270,8, totalizando 27,3 quilômetros.

Nesta etapa considerada pré-inicial as ações estarão concentradas na região de Soledade, com implantação de canteiro de obras, pátio de estacionamento de máquinas e instalação de sinalização.

O Consórcio Construtor Viasul, formado pelas empresas OECI e Power China será responsável pela duplicação do novo segmento, que tem previsão de conclusão para 2025. A expectativa da CCR ViaSul é de que as obras contarão com cerca de 800 operários no período, divididos em três frentes executando os serviços que vão desde supressão vegetal, drenagem, terraplenagem até, posteriormente, pavimentação e implantação de nova sinalização próximo à conclusão das ações.

Ainda, outras frentes ficarão responsáveis pela produção de vigas, estacas e outras peças pré-moldadas utilizadas nas novas passarelas, pontes e viadutos. Também, há a previsão de utilização de algo em torno de 80 máquinas em todo o trecho.

De acordo com a CCR ViaSul, serão investidos no novo segmento cerca de R$ 340 milhões, contemplando, além da duplicação, com oito quilômetros de novas vias marginais, duas novas interseções, dois novos retornos, uma passagem inferior e duas novas pontes.

Duplicação da BR-386:

Desde 2021 a CCR ViaSul vem trabalhando nas obras de duplicação do primeiro trecho entre Marques de Souza e Lajeado, num total de 20,3 quilômetros de novas pistas. Além disso, as ações incluem a construção de 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores.

Ainda, seguem em implantação novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.

Ao todo, serão mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.

Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).