CCR ViaSul libera os primeiros quilômetros da nova duplicação da BR-386, em Marques de Souza
Trecho de 7 quilômetros vai do km 325 ao 332, em Marques de Souza.
08/11/2023
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Polícia e Trânsito
Nesta quarta, dia 8, a CCR ViaSul liberou ao tráfego os primeiros 7 quilômetros da nova duplicação da BR-386, no trecho entre os kms 325 e 332, em Marques de Souza.
A liberação aconteceu após a conclusão de serviços complementares solicitados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que possibilitaram a liberação antecipada do fluxo de veículos no trecho.
Em paralelo, a Concessionária segue empenhada para concluir a totalidade da extensão desta primeira etapa de 20,3 quilômetros, ou seja, os outros 13,3 quilômetros. Porém, ainda não há previsão para o término das ações no segmento, uma vez que o andamento e cronograma das ações segue em constante avaliação pelas equipes de Engenharia.
Segundo números da CCR ViaSul, passam pelo local cerca de 12 mil veículos diariamente que, a partir de agora, poderão utilizar a nova via duplicada, que conta com defensas metálicas em ambos os lados da pista, acostamento, nova sinalização horizontal e vertical.
Além disso, outros elementos também estão liberados para utilização como três novos acessos (km 325,8, km 326,8 e km 329,3), uma nova passarela (km 325,8), um novo retorno (km 330,5) e outras cinco novas pontes: km 326,1 (Várzea Marques de Souza I), km 329,7 (Sanga Picada Flor), km 330,2 (Várzea Marques de Souza II), km 331 (Várzea Marques de Souza III) e km 331,4 (Marques de Souza IV).
Ao todo, são cerca de R$ 300 milhões investidos neste primeiro trecho de 20,3 quilômetros.
Duplicação da BR-386
Além da duplicação dos 20,3 quilômetros no trecho, a CCR ViaSul irá construir 13 quilômetros de vias marginais, dois retornos em nível, seis adequações de acesso, quatro passarelas de pedestres, seis novas pontes, seis alargamentos de pontes existentes, duas passagens inferiores e duas superiores. Ainda, serão implantados novos dispositivos de segurança, como 50 quilômetros de defensa metálica, nove quilômetros de barreiras e 170 terminais atenuadores de impacto, bem como iluminação das passarelas de pedestres, pontos de ônibus e nas vias marginais.
A CCR ViaSul irá duplicar mais de 165 quilômetros da BR-386 entre Carazinho e Lajeado, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. Ao todo, na BR-386 no trecho entre Canoas e Carazinho, serão duplicados 225,2 quilômetros da rodovia, com 10,2 quilômetros de construção de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.
Todo esse investimento faz parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, tendo como órgão regulador a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).