CNH sem autoescola deve iniciar ainda em 2025 e contará com cursos gratuitos para “tirar carteira”
Governo projeta redução de custos e maior autonomia na formação de novos condutores.
01/11/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Notícias Gerais

Conforme o Governo Federal, o fim da obrigatoriedade das autoescolas para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) deve se tornar realidade ainda em 2025.
A proposta está em consulta pública até domingo, dia 2, e, após o prazo, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deverá regulamentar o modelo — sem necessidade de votação no Congresso Nacional.
Mesmo com a mudança, as provas teóricas e práticas seguem obrigatórias. A diferença é que o candidato poderá escolher como e com quem aprender: instrutor autônomo credenciado, aulas com o próprio veículo, em autoescolas ou até em escolas públicas e privadas, conforme avaliação do Governo Federal.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que o governo vai oferecer cursos gratuitos para formação de instrutores. A abertura do processo de habilitação será feita digitalmente, pelo site da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ou pela Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Atualmente, o Rio Grande do Sul é o estado com o maior custo médio para a primeira habilitação no país: R$ 4.951,35 na categoria AB (carro e moto), segundo a Senatran. Com o novo modelo, a expectativa é reduzir em até 80% os gastos, tornando o processo mais acessível à população.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC

Mais lidas da semana

