Centro de Atendimento Materno-infantil é inaugurado
Evento contou com a participação do Governador José Ivo Sartori.
Por Clic Paverama
Em Saúde e Bem-estar
Em operação desde o início de fevereiro, o Centro de Atendimento Materno-infantil (Cami) de Estrela foi inaugurado, oficialmente, no início da tarde desta sexta-feira, dia 28. Com a presença do governador do Estado, José Ivo Sartori, e do ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, os representantes do governo municipal e da Univates, parceiros na iniciativa, descerraram a fita inaugural do novo complexo de saúde, localizado junto ao Hospital Estrela.
Ainda em frente ao Cami, localizado na Rua Geraldo Pereira, algumas das principais autoridades falaram aos presentes. O primeiro a se manifestar foi o secretário municipal da Saúde, Elmar Schneider. “No Brasil quase todos choram. Antes de chorarmos precisamos sim é buscar soluções. E esta é uma delas. No Brasil se investe muito na doença, e precisamos antes de tudo investirmos no ser humano, na prevenção. E este é um exemplo. Parcerias como estas entre governo municipal, Univates, que contaram com o apoio de tantas outras figuras políticas e sociais, é que trazem resultados, alguns já imediatos como este, já que o Centro já está em operação”, destaca.
Parceiros:
Parceiros na iniciativa, Prefeitura de Estrela e Univates celebraram o sucesso do projeto. “Este é mais um fruto de longas parcerias que nós, como instituição de ensino que preza o bem do ser humano, o desenvolvimento da educação, apostamos. Mais um exemplo do investimento que nós merecemos e as futuras gerações também merecem”, destacou o reitor da Univates, Ney Lazzari. O prefeito de Estrela, Rafael Mallmann, completou. “Parceria, união. Aqui temos o retrato perfeito de como isso é possível. Aqui é um lugar que também se erra, mas quando isso acontece se erra pelas mãos de muitos que estão sempre trabalhando. Mas quando se acerta, e se acerta mais ainda, é um acerto de todos em benefício de muitos. Este é, claro, um momento de agradecimento. Temos que agradecer a todos que se empenharam e muito para que este projeto se tornasse viável. Para nós é uma alegria muito grande podermos hoje colocar à disposição da população o Centro, uma parceria da gente com a Univates em que buscaremos fazer, deste, um local de referência no atendimento às gestantes e crianças até dois anos, sendo que terão aqui ao lado o Hospital com os seus demais essenciais serviços.”
Deputados:
A força das uniões de forças também foi lembrada pelo deputado estadual Maurício Dziedricki. “Este é um belo capítulo da força das parcerias, onde diante de tantas dificuldades encontramos o resultado prático e poder da união. Um exemplo para o Estado e o Brasil que prova que com a união dos esforços é possível construirmos um futuro melhor para todos.” O deputado federal Alceu Moreira seguiu o tom. “Temos aqui o bom exemplo de uma construção compartilhada de muitas mãos. Mas mesmo muitas mãos não conseguem construir o que a cabeça não conhece. Mas aqui temos que saudar o sucesso de uma construção compartilhada entre mãos e cabeça”, frisou.
Visitas:
O ministro Osmar Terra também se dirigiu aos presentes. “É isso aqui que tem que acontecer. As forças reforçarem umas às outras. O resultado sai mais rápido, é mais prático e forte no que se busca. É uma satisfação estar aqui vendo a realização de uma estrutura que será referência no Vale e exemplo para o Estado no tratamento às crianças e gestantes”, reforçou. O governador José Ivo Sartori foi o último a falar aos presentes. “Hoje é um dia de saudar a todos que lutaram e trabalharam muito em prol disto. Um orgulho para vocês, para nós. Isso aqui vai mudar o perfil de atendimento e prevenção nesta específica área de saúde. Estamos diante de um ambiente totalmente favorável ao bem estar de muitas mães e crianças, das futuras gerações, mas também já do presente”, resumiu. Após as palavras do governador, foi realizada a benção do local pelas autoridades religiosas presentes, então descerrada a fita e todos foram convidados a conhecerem as instalações.
Gestantes:
Márcia Cristina Stacke, de 31 anos, está na sua 16ª semana de gestação. Faz o acompanhamento de sua terceira gravidez desde que o Cami entrou em operação. E só tem motivos para agradecer. “Está sendo maravilhoso. É tudo muito diferenciado”, diz. E explica. “A atenção de todos e com tudo é muito especial, diferente. O acompanhamento com todos os seus passos lhe dá mais confiança de que tudo está bem na sua caminhada até o nascimento de seu filho.”
Saiba Mais:
Governo de Estrela – através da Secretaria da Saúde – e a Univates firmaram a parceria que permite o atendimento de gestantes e crianças até dois anos de idade pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A área de 293 metros quadrados foi viabilizada por meio de um investimento de aproximadamente R$ 500 mil por parte da Univates. Em contrapartida, o Governo de Estrela custeia o serviço e disponibiliza profissionais técnicos e administrativos.
O Centro conta com nove consultórios – três de pediatria, três de ginecologia e obstetrícia, um multiprofissional, um de enfermagem e outro de acolhimento – e uma sala de educação em saúde. Os alunos do curso de Medicina da Univates terão aulas práticas em dois módulos: Saúde da Mulher e Saúde da Criança. Demais cursos da área da saúde também buscarão se inserir gradativamente neste novo serviço.
A escolha do local, anexo ao Hospital Estrela, ocorreu pelo fato de essa casa de saúde ser referência na região por conta do Ambulatório de Gestante de Alto Risco (Agar). A expectativa neste primeiro momento é de 56 consultas/mês para ginecologia e em torno de 30 consultas/mês para pediatria, e que de forma escalonada atinja, até 2019, a oferta máxima, que ficará em torno de 196 atendimentos/mês de ginecologia e obstetrícia e 140 atendimentos/mês de pediatria.
AI Estrela
Mais lidas da semana