Confirmado novo foco de gripe aviária em Montenegro

Novo caso em ave silvestre não afeta produção comercial, diz Ministério da Agricultura.

29/05/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Agro e Pet

O Ministério da Agricultura confirmou, nesta quarta-feira, dia 28, um novo foco de gripe aviária de alta patogenicidade em Montenegro. O caso envolve uma ave silvestre da espécie João de Barro, sem impacto direto para a avicultura comercial local. Este é o segundo foco registrado na cidade.

Até o momento, o Brasil contabiliza 170 focos da doença: 166 em aves silvestres, três em animais de subsistência e um em granja comercial, também em Montenegro. Sete suspeitas seguem sob investigação, incluindo uma em uma granja de Anta Gorda.

Após o primeiro caso comercial em Montenegro, 24 países restringiram a importação de carne de frango brasileira. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, afirmou que o governo está em contato com os importadores para reduzir os embargos, ressaltando que, após o período de 28 dias de vazio sanitário, o objetivo é a liberação total das restrições.

Em audiência no Congresso, Fávaro pediu "paciência" e destacou que os protocolos sanitários bilaterais precisam ser respeitados. Segundo ele, a chancela da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), que confirmou que o foco está restrito a Montenegro, deve facilitar a reabertura dos mercados, especialmente com China e União Europeia.

O ministro informou ainda que a China demonstrou sinais positivos, solicitando informações apenas sobre frigoríficos do Rio Grande do Sul. Apesar dos impactos na balança comercial, Fávaro ressaltou que há 128 mercados abertos para a carne de frango brasileira, permitindo o redirecionamento das exportações.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC