Dia Mundial da Audição faz o alerta sobre a perda auditiva na população

São 12 milhões de pessoas com alguma perda auditiva no Brasil

11/03/2024

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Saúde e Bem-estar

A Organização Mundial da Saúde celebrou em 3 de março, o Dia Mundial da Audição. O objetivo é chamar a atenção da saúde pública, porque a maioria das causas que levam à perda de audição poderiam ser evitadas se algumas medidas fossem adotadas. 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta para os benefícios da identificação precoce e de intervenções adequadas durante o tratamento.

Segundo a OMS, mais de um bilhão de pessoas entre 12 e 35 anos correm risco de perder a audição devido à exposição prolongada e excessiva a sons altos, algo que o órgão chama de escuta insegura. Outros dados também fazem este alerta:

  • 10% da população mundial possui alguma deficiência auditiva;
  • 5,6% da população brasileira possui deficiência auditiva. São 12 milhões de pessoas, das quais: 2 milhões têm deficiência severa; 10 milhões têm alguma dificuldade; 1,5 milhão são jovens e crianças;
  • Aproximadamente 2% da população brasileira possui perda auditiva severa e profunda;
  • A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê que, até 2050, 500 milhões de jovens e adultos terão perda auditiva devido ao uso de fones de ouvido;
  • Com o número de pessoas idosas aumentando, quase 100% terão perda auditiva
  • A perda auditiva é a doença de comunicação mais comum no homem;
  • A cada mil nascimentos, uma a seis crianças apresentarão perda auditiva severa e profunda. (Fonte: IBGE 2010)

De acordo com a fonoaudióloga Gisele Schaurich Rezende, gestora da Multiclínica Synapser, um simples exame de audição – audiometria pode determinar se existe a perda auditiva.

O primeiro passo é consultar um profissional da área de saúde, especializado em audição para realizar o exame e investigar o diagnóstico. Dependendo do resultado e da natureza da perda auditiva, o paciente será encaminhado para um exame mais detalhado, ou será orientado sobre o uso de aparelhos auditivos, adequados para aquela necessidade em específico.

Fonoaudióloga Gisele Rezende Schaurich, gestora da Multiclínica Synapser. Créditos: Divulgação

A fonoaudióloga alerta para alguns sinais importantes da perda auditiva, como: ouvir zumbidos; pedir para repetir muitas vezes o que a outra pessoa fala; difícil entendimento de uma conversa individual em locais ruidosos, como um restaurante.

“Estes são alguns dos sinais mais comuns de perda auditiva e precisam ser investigados. Na dúvida, entre em contato com a Multiclínica Synapser, Cuide de sua saúde! Preserve sua audição! Ouvir bem é qualidade de vida”, destaca Gisele.

Leia também:

Usar aparelho auditivo diminui risco de demência em idosos que não escutam bem, mostra estudo

Novembro Laranja: fique alerta ao zumbido nos ouvidos

Entre em contato com a Multiclínica Synapser, localizada na Rua 4 de Julho, nº 7328, fone: (51) 99977-3190.


Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp. ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC!