ESF’s vão descentralizar atendimentos de saúde em Paverama
03/06/2022
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Saúde e Bem-estar
Visando a descentralização dos atendimentos de saúde, a prefeitura de Paverama tem feito investimentos e mudanças.
Um projetos da administração, esperados desde o primeiro ano, vai sair do papel: o Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Fazenda São José.
Em entrevista à Rádio Popular FM, o prefeito Fabiano Merence Brandão confirmou que está sendo finalizada a reforma do espaço que receberá a equipe.
Ele lembra que no local havia atendimento há alguns anos, no local onde era uma escola. Porém, há três anos não havia mais atendimento. “Uma vez por semana, ou duas, que a equipe vinha ali”, complementa. Quando a administração assumiu, decidiu transforma o prédio, de fato, em um posto de saúde.
Conforme o secretário de Saúde, Ederson da Rocha, a obra em Fazenda São José está 60% concluída, e deve levar entre dois ou três meses para o serviço estar funcionando. “Ali vai funcionar a equipe básica, com enfermeiro, técnico e médico”, explica.
O secretário revela ainda que o Município já está tentando trazer alguns médicos especialistas para atenderem no espaço.
Além do ESF de Fazenda São José, o Município fará outra descentralização com o ESF de Morro Bonito. Ele explica que as duas ESF’s sempre existiram, mas funcionavam dentro da unidade central. “Eu acredito que seria melhor para todos a descentralização e o atendimento nos bairros, e não no Centro”, avalia. Em Morro Bonito não havia nenhum tipo de atendimento no bairro, e o local está sendo reformado para receber o ESF.
Ederson da Rocha explica que a ideia é fazer o mesmo que em Fazenda São José. Para tanto, já foi encaminhado, junto ao governo do Estado um projeto para obter recursos por meio do Programa Avançar na Saúde. “Estamos esperando o governo do Estado dar o ok. Já temos a documentação toda aprovada. Estamos próximos de comemora também a busca destes recursos”, afirma.
Além dos dois novos ESF’s, segue atendendo a demanda normal o Posto de Saúde Central, e um trabalho semelhante aos ESF’s para a população do Centro, somando assim quatro frentes de atendimento.
Folha Popular
Mais lidas da semana