"A educação continua a transformar minha vida". Entrevista com Miguel Ângelo Flach
O paveramense foi selecionado para uma bolsa na London School of Economics.
29/08/2022
Por @Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Paverama
O paveramense Miguel Ângelo Flach, 39 anos, será o único brasileiro residente no País a ministrar conferência na Imre Lakatos Centenary Conference, a se realizar na London School of Economics, Inglaterra, nos dias 3 e 4 de novembro de 2022.
Flach, que é professor e atualmente reside em São Paulo, foi um dos selecionados para a bolsa de viagem, sendo que foram disponibilizadas apenas 4 bolsas a nível mundial.
A London School of Economics é uma escola tradicionalíssima com uma importância histórica e fundamental para a área de História e Filosofia da Ciência.
Na plateia da conferência, estarão alguns filósofos contemporâneos conhecidos e de diferentes continentes.
O Clic Paverama conversou com Miguel Flach, sobre sua caminhada profissional, sobre o desafio e o que representa para ele essa bolsa.
Natural de Paverama/RS, como você resume sua caminhada profissional, desde a experiência docente até o Doutorado na Universidade de São Paulo - USP?
Concluído o Mestrado, iniciei decisivamente a docência como Professor Substituto no Instituto Federal Farroupilha - IFFar, em Alegrete/RS, no ano de 2013. Desde então, tive experiência de ensino de Filosofia, incluindo-se em instituições privadas, para todos os níveis de ensino (do Fundamental I ao Ensino Superior). Estas experiências foram todas muito gratificantes (mesmo!), apresentaram desafios e oportunidades de crescimento. Entre outras coisas, a prática de sala de aula, sem dúvida, faz amadurecer intelectualmente. Durante este tempo, vieram oportunidades de publicação e, em mim, sempre se manteve vivo o desejo de cursar o Doutorado. Ao pensar sobre o assunto, a USP, considerando meus interesses de pesquisa, era uma das preferências para aplicar em um processo de seleção. Além disso, é uma instituição de reputação internacional que, inclusive, aparece em rankings universitários como uma das melhores universidades da América Latina. No ano 2017, participei do processo seletivo. Fui aprovado apenas na prova de língua italiana. Esta aprovação parcial teria validade por 05 anos. Achei que não deveria desistir. Em 2019, participei novamente da seleção e fui finalmente aprovado. Em seguida, em um novo processo de seleção, agora interna entre os ingressantes e os alunos com o curso em andamento, obtive uma das 03 Bolsas PROEX/CAPES. Atualmente, resido em São Paulo/SP, não estou lecionando, mas trabalhando na pesquisa e escrita da Tese de Doutorado.
Como surgiu a possibilidade de participar da Imre Lakatos Centenary Conference, na London School of Economics (LSE)?
Neste ano de 2022, completam-se 100 anos do nascimento de Imre Lakatos (1922-1974), o filósofo húngaro sobre o qual desenvolvo a pesquisa. Em fevereiro/2022, a London School of Economics [Escola de Economia de Londres], que é uma faculdade afiliada à Universidade de Londres, divulgou o Imre Lakatos Centenary Conference e também a abertura de período para submissões de propostas de trabalho (no formato de um resumo estendido) a fim de se apresentar no referido evento. Na ocasião, pensei, "seria interessante enviar uma proposta, mas, caso o trabalho seja aprovado, não tenho nem como ir; que pena". Mas, poucas semanas depois, a LSE e o The British Journal for the Philosophy of Science divulgaram uma oportunidade que parecia preciosa: estavam selecionando pós-graduandos para a concessão de bolsas de viagem, mas apenas quatro bolsas, e para estudantes do mundo inteiro. Minha única chance de estar lá seria ganhando um delas; e deu certo.
Como profissional da educação, o que isso representa para você?
Profissionalmente, representa muito. A Escola de Economia de Londres (LSE) é uma instituição tradicionalíssima na qual alguns nomes gigantes estudaram e trabalharam. Para se ter uma ideia da grandiosidade da LSE, entre membros do quadro docente e de ex-alunos, há líderanças políticas mundiais (não só da Europa) e, no total, 18 já foram agraciados com o Prêmio Nobel. No ano 2022, o Departamento de Filosofia da LSE foi avaliado como o quarto melhor do mundo pelo QS World University Rankings. Para mim, a oportunidade é mais especialmente importante pois a LSE foi o lugar onde lecionaram filósofos como Karl Popper e Imre Lakatos. Então, a oportunidade de apresentar minha pesquisa em um espaço tão relevante, com uma importância histórica para diversas ciências e a Filosofia, é especial. E também pessoalmente, é significativo, afinal, eu sou um alguém que cresceu e se desenvolveu na escola pública, que na adolescência e juventude trabalhou como operário no chão de fábricas do setor coureiro-calçadista, da querida Paverama/RS; enfim, um alguém que enfrentou dificuldades (enfrentadas por muitos, é verdade), mas que enxerga o resultado das escolhas que pôde fazer e se alegra: a educação continua a transformar minha vida.