Fontana está apta para iniciar operação industrial em Teutônia

A sede da empresa em Encantado sofreu com as enchentes de 2023 e de maio do ano anterior. A nova unidade será estabelecida como um centro logístico.

22/01/2025

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Notícias Gerais

Em um passo importante para a recuperação econômica da região, a empresa Fontana S/A recebeu a Licença Única (LU) da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) para operar sua nova fábrica de produtos de perfumaria em Teutônia.

A licença, que é a primeira do ano e a terceira desde as enchentes de 2024, tem validade de 17 de janeiro de 2025 a 17 de janeiro de 2030, e autoriza tanto a instalação quanto o início das atividades produtivas do empreendimento.

Com capacidade de produção mensal de até três mil toneladas de sabonetes em barra e 670 toneladas de sabonetes líquidos, a nova unidade será equipada com tecnologia de ponta, incluindo embaladoras, extrusoras e empacotadoras. O processo produtivo abrange etapas como mistura, extrusão, embalagem e paletização, tudo realizado em um espaço de mais de 3 mil m².

A Fontana S/A, que já emprega 63 pessoas, reafirma seu compromisso com as práticas ambientais estabelecidas pela Fepam, garantindo que a operação da fábrica respeite todas as normas e regulamentos. A licença também assegura a viabilidade prévia do projeto, detalhando as restrições e a capacidade produtiva, promovendo um desenvolvimento sustentável na região.

Esta concessão acontece em um contexto de recuperação, onde a Fepam já havia emitido outras duas licenças para empresas afetadas pelas enchentes de maio de 2024. A primeira foi concedida à indústria de vinagres Prinz, que realocou suas operações de Lajeado para Estrela, seguida pela WSA Indústria de Máquinas e Equipamentos Eireli, que também se mudou dentro de Estrela. A nova fábrica em Teutônia é o terceiro empreendimento a solicitar a mudança de endereço por meio da LU.

Essas realocações foram viabilizadas pela Portaria Fepam n° 442/2024, que facilita a emissão de licenças para empreendimentos afetados por desastres naturais, garantindo que as empresas possam se reerguer e contribuir para a revitalização econômica da região.


Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC