Gestão da propriedade é tema de terceiro módulo de curso para jovens rurais de Teutônia
Participam da capacitação, jovens de Salvador do Sul, Colinas, Imigrante, Westfália, Sério, Paverama, Ilópolis e Taquari.
16/09/2024
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente
Discutir educação financeira, cooperativismo, associativismo, crédito rural, contabilidade agrícola, empreendedorismo, e outros temas ligados a questões econômicas. Estes foram alguns dos objetivos do terceiro módulo do Curso de Empreendedorismo e Desenvolvimento para a Juventude Rural, que foi realizado entre quarta e quinta-feira (11 e 12/09), em Teutônia.
Com o apoio de representantes da Cooperativa Sicredi e do Sebrae/RS, a equipe de extensionistas da Emater/RS-Ascar propôs uma série de reflexões com a turma, tendo como tema central a gestão das propriedades rurais.
A ideia neste módulo, de acordo com o extensionista da Emater/RS-Ascar Maicon Berwanger, foi a de possibilitar esse olhar mais amplo sobre as operações financeiras que envolvem uma propriedade rural, o que também lhes permitirá tomadas de decisão mais seguras, claras e de acordo com a sua realidade. "Nesse sentido tem importância, em um contexto de mudanças constantes, uma abordagem sobre orçamento familiar, os ganhos e os gastos, o fluxo de caixa e o planejamento e o controle de finanças", salienta Berwanger, que afirma ainda que a lógica é olhar para o futuro, a partir das possibilidades existentes no presente.
Como parte do módulo, também foi realizada visita técnica à propriedade da agricultora Jaíne Sprandel, da localidade de Linha São Jacó, em Teutônia. No local, os cursistas puderam conferir na prática os assuntos discutidos nesta etapa – tomando por base a experiência de outra jovem, que trabalha com bovinocultura de leite, mas sem abrir mão de aspectos totalmente conectados à lida do campo, como o contato com a natureza, a produção de alimentos e a qualidade de vida. "Aqui, a gente deu um passo de cada vez, fazendo os investimentos necessários, sem atropelos", explica Jaíne.
De forma complementar a mãe da jovem, a dona Fridolina, recordou a evolução paulatina da propriedade, como um processo que contou com o aporte de políticas públicas – como a Chamada do Leite, operacionalizada pela Emater/RS-Ascar uma década atrás -, o acesso ao crédito rural e a permanente busca por conhecimentos em cursos e em trocas com os agricultores. "É importante ter em mente que as coisas não serão de um dia para o outro e que, de fato, não é necessário haver atropelo", pontuou Jaíne que hoje trabalha com 22 vacas em lactação – contra as seis que integravam o plantel em 2014.
Para o jovem Mathias Mollmann, da localidade de Linha Rosenthal, em Imigrante, a capacitação tem sido uma ótima oportunidade pra troca de conhecimentos e para pensar a propriedade como um todo. De família de citricultores, Mollmann já estuda a possibilidade de implantação de um sistema de irrigação no pomar – o que em tempos de instabilidade climática pode contribuir para minimizar perdas na safra. "Muitas vezes são pequenos detalhes na gestão da propriedade, que podem representar um ganho", analisa o cursista, que pretende seguir o trabalho dos pais com a produção de laranjas e bergamotas.
Ainda dentro do terceiro módulo, foram discutidas ainda políticas públicas, como, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), o crédito fundiário e os programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA). "O que se buscou foi apresentar alternativas para os jovens, seja de trabalho coletivo, de investimentos ou de organização", aponta a extensionista da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira, que destaca ainda que a qualificação procura desenvolver aptidões dos jovens, assessorando-os na elaboração, implantação e execução de projetos de atividades agropecuárias.
Participam da capacitação, jovens de Salvador do Sul, Colinas, Imigrante, Westfália, Sério, Paverama, Ilópolis e Taquari. Além da Emater/RS-Ascar e da cooperativa Sicredi, apoiam a iniciativa a cooperativa Certel e o Colégio Teutônia. O próximo módulo está marcado para os dias 08, 09 e 10 de outubro, ocasião em que serão abordadas oportunidades e soluções para a agricultura familiar. "A intenção é apresentar alternativas em sistemas de produção vegetal e animal, como forma de estimular os jovens para além daquilo a que estão habituados em suas rotinas", finalizou Berwanger.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC
AI Emater/RS-Ascar - Regional de Lajeado
Mais lidas da semana
Divulgados os nomes dos primeiros Secretários do governo eleito de Paverama
CVM Instalações passa atender em novo endereço
Magioni Lanches inaugura na próxima sexta em Paverama
Início da transição de governo na Prefeitura de Paverama inicia nesta terça
Moradores de Paverama relatam falta de água há 4 dias
Associação dos Moradores da Cabriúva reforma pavilhão destelhado pelo vento