Horto medicinal é inaugurado em Paverama

26/05/2022

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Paverama

Evidenciar na prática, a importância de algumas plantas bioativas para o ser humano. Este é um dos objetivos do horto medicinal inaugurado na tarde de quarta-feira (25/05), em espaço localizado junto à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Paverama.

Organizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde, com o apoio da Emater/RS-Ascar e da Secretaria Municipal de Saúde o horto consiste em um conjunto de plantas como hortelã, alecrim, cânfora, manjericão, sálvia, calêndula, capim cidreira e outras que trazem benefícios à saúde.

A extensionista da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira lembra o fato de esta metodologia promover um resgate do uso de plantas medicinais e de conhecimentos tradicionais, que passam de geração para geração. “Ainda assim é importante salientar de que a utilização das plantas medicinais como complemento à tratamentos de saúde busca respeitar o que prevê a cartilha de uso da Fitoterapia recomendada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, lembra Elizangela.

Nesse sentido, a Emater/RS-Ascar em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) apoia iniciativas do tipo, sempre recomendando que dúvidas sejam tiradas com médicos ou outros especialistas. “As hortas medicinais são uma verdadeira ferramenta para a busca de uma vida mais saudável podendo, inclusive, reduzir a necessidade de utilização de remédios controlados”, avalia a extensionista da Emater/RS-Ascar Marlova Pretto, que salienta que elas podem ser utilizadas em casos de dores estomacais, gripes e resfriados, insônias e até para tratamentos de quadros depressivos.

O evento contou com a participação de diversas autoridades, como o prefeito de Paverama Fabiano Merence Brandão, além de secretários, representantes de entidades, agricultores e comunidade em geral. Espera-se com a adoção do horto que os munícipes se sintam estimulados a manter hortas em casas, com ervas que possam auxiliá-los na busca pela adoção de hábitos mais naturais. Dúvidas podem ser tiradas no escritório da Emater/RS-Ascar de Paverama.

Tiago Bald/AI Emater/RS-Ascar