Iniciada pavimentação em novo trecho de duplicação da BR-386

Serviços da CCR ViaSul começam agora no segmento entre Tio Hugo e Soledade

24/04/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Polícia e Trânsito

A CCR ViaSul deu início à pavimentação de um novo segmento da duplicação da BR-386/RS, abrangendo a área entre Tio Hugo e Soledade, especificamente entre os quilômetros 237 e 244. Este trabalho faz parte de um projeto maior que visa a ampliação da rodovia ao longo de 30,5 quilômetros, entre os quilômetros 214,8 e 245,3.

As etapas de pavimentação incluem a construção de sub-base em Brita Graduada Tratada com Cimento (BGTC) e uma base em Brita Melhorada com Cimento (BGMC), além do revestimento asfáltico em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) nas faixas de rolamento da nova pista. Atualmente, cerca de 75 trabalhadores estão envolvidos na execução das atividades, que iniciaram com uma extensão de aproximadamente 700 metros de pista. Em média, são utilizadas 2 mil toneladas de BGTC/BGMC e 500 toneladas de CBUQ diariamente.

O projeto de duplicação entre Tio Hugo e Soledade emprega mais de 400 trabalhadores e conta com cerca de 200 equipamentos operando em pelo menos 15 frentes de trabalho. As atividades incluem terraplenagem, drenagem, pavimentação, e a construção de viadutos, passarelas e pontes, além de serviços complementares.

O investimento total para as obras é estimado em R$ 350 milhões, que abrangerão, além da duplicação, cinco novos retornos, quatro interseções, três novas pontes, a adequação de outras três já existentes, cerca de três quilômetros de novas vias marginais e uma passarela.

A duplicação da BR-386 totaliza mais de 165 quilômetros, beneficiando 22 municípios ao longo do trecho de concessão. A obra inclui a duplicação de 225,2 quilômetros entre Canoas e Carazinho, com a construção de 10,2 quilômetros de faixas adicionais e 75,5 quilômetros de novas vias marginais.

Essas ações fazem parte do programa de Concessão Federal no Rio Grande do Sul, regulado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

As intervenções planificadas neste novo trecho da duplicação incluem:

  • Duplicação: km 214,8 ao km 245,3 (Tio Hugo a Soledade)
  • Vias Marginais: km 215,1 ao 217,6 (Tio Hugo)
  • Melhorias de Acessos:
    • Km 227,8 – pista Norte (Mormaço)
    • Km 234,2 – ambos os sentidos (Soledade)
  • Passarela: Km 215,3 (Tio Hugo)
  • Interconexões:
    • Km 214,8 – trevo com a RS-223 (Tio Hugo)
    • Km 220,4 – trevo com a RS-223 (Tio Hugo)
    • Km 227 – novo acesso a Mormaço (Mormaço)
    • Km 245,3 – trevo com a BR-153 (Soledade)
  • Retornos em nível:
    • Km 225,6 (Mormaço)
    • Km 230,1 (Soledade)
    • Km 235,1 (Soledade)
    • Km 237,2 (Soledade)
    • Km 239,7 (Soledade)

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