Inverno 2025 no RS será marcado por frio frequente, mas com variações térmicas e chuva dentro da média

Estação será marcada por frio frequente, possibilidade de geada e até neve, além de chuvas pontuais e risco de granizo em algumas regiões.

20/06/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Notícias Gerais

O inverno no Hemisfério Sul começa oficialmente às 23h42 desta sexta-feira, dia 20, e segue até 22 de setembro.

No Rio Grande do Sul, a estação promete dias mais frios do que os registrados no ano passado, de acordo com a Climatempo Meteorologia. A previsão aponta para uma temporada com grande variabilidade térmica, intercalando episódios de frio intenso com períodos de aquecimento rápido.

Segundo a Climatempo, o frio será mais presente, mas de curta duração. Frentes frias oceânicas atuarão com frequência, e frentes continentais também devem avançar pelo estado, trazendo quedas mais acentuadas nas temperaturas. As madrugadas com marcas abaixo dos 10?°C devem ser comuns, principalmente nos meses de julho e agosto.

A primeira onda de frio significativa está prevista para o final de junho, com possibilidade de geada generalizada e até neve em algumas áreas, especialmente em agosto. Apesar disso, a média das temperaturas deve se manter dentro da normalidade na maior parte do território gaúcho. Na Serra e no Extremo Sul, os termômetros podem até registrar valores ligeiramente acima da média.

Ao contrário do inverno de 2024, não são esperados episódios prolongados de calor neste ano.

Chuva dentro da média, mas com alerta para temporais localizados:

O clima instável também marcará presença. Um novo ciclone extratropical está em formação próximo à costa do estado, mantendo o tempo instável em boa parte do território. A previsão aponta para pancadas de chuva, algumas fortes, principalmente na Serra Gaúcha, na Região Metropolitana de Porto Alegre e no Litoral.

Há ainda risco de granizo em áreas isoladas, o que exige atenção redobrada da população devido à possibilidade de transtornos causados pelo mau tempo.

Apesar disso, os volumes de precipitação devem ficar dentro da média nas regiões Norte e Oeste, e abaixo da média nas áreas Centrais, Sul e Leste do estado.

O mês de junho registrou chuvas volumosas e generalizadas, mas esse cenário não deve se repetir nos próximos meses:

  • Julho: será mais seco, com predominância de dias estáveis;

  • Agosto e setembro: podem ter eventos de instabilidade mais intensos, especialmente nas regiões Norte e Oeste, com acumulados superiores à média.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC