Lactalis de Teutônia vai exportar manteiga gaúcha para os Estados Unidos
A planta de Teutônia tem capacidade de processar 800 mil litros de leite por dia e representa aproximadamente 30% da produção da Lactalis no Rio Grande do Sul.
12/06/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Notícias Gerais

A Lactalis do Brasil, que possui uma de suas principais plantas em Teutônia, no Vale do Taquari, anunciou nesta semana que começará a exportar manteiga da marca Président para os Estados Unidos. A produção será feita na unidade local e os embarques estão previstos para iniciarem nos próximos 60 dias.
Serão exportadas cerca de 100 toneladas por mês do produto, que tem ganhado destaque pela alta qualidade. Esta será a primeira vez que a manteiga produzida no Brasil será enviada ao mercado norte-americano sob a marca Président, uma das mais conhecidas do grupo francês Lactalis — maior empresa de laticínios do mundo.
A planta de Teutônia tem capacidade de processar 800 mil litros de leite por dia e representa aproximadamente 30% da produção da Lactalis no Rio Grande do Sul. Para atender à nova demanda internacional, a captação diária de leite será ampliada em 100 mil litros, com foco em produtores da região.
O diretor de Comunicação Externa e Assuntos Corporativos da Lactalis, Guilherme Portella, destacou que a exportação só foi possível graças à qualidade do leite gaúcho. “Com a matéria-prima do Rio Grande do Sul, conseguimos atingir um padrão semelhante ao francês, o que nos permite exportar com a marca Président para os EUA”, afirmou.
A empresa também vai fortalecer o programa Lactaleite, que oferece suporte técnico a produtores e incentiva o aumento da produtividade. Atualmente, cerca de 600 dos mil produtores ligados ao programa estão no Estado, especialmente na região Sul. Segundo a empresa, eles já apresentam um crescimento médio de 15% na produção.
Além da manteiga, a Lactalis tem investido em outras frentes no Rio Grande do Sul. Desde o ano passado, já foram aplicados R$ 100 milhões nas unidades gaúchas, incluindo melhorias nas linhas de queijos, creme de queijo e produtos à base de whey protein. A expectativa é de que novos investimentos sejam anunciados durante a Expointer, em setembro.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC
Mais lidas da semana