Ministério da Saúde confirma 225 registros suspeitos de intoxicação por metanol no Brasil
Casos estão distribuídos em 13 Estados; São Paulo concentra a maioria das notificações e duas mortes já foram confirmadas
06/10/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Saúde e Bem-estar

O Ministério da Saúde confirmou 225 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica no Brasil. O número, divulgado neste domingo, dia 5, inclui casos investigados e confirmados reportados pelos Estados e consolidados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (Cievs).
No total, são 16 casos confirmados. Outros 209 seguem em investigação em 13 Estados: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Bahia e Espírito Santo tiveram os registros descartados.
Suspeitas no Rio Grande do Sul:
O Rio Grande do Sul notificou dois casos suspeitos de intoxicação após consumo de bebidas alcoólicas: um em Porto Alegre e outro em Santa Maria.A Vigilância Sanitária de Porto Alegre coletou parte do conteúdo da garrafa que pode ter contaminado um homem de 38 anos. O material será analisado no início da semana para confirmar a presença da substância tóxica. Três amostras de sangue do paciente também foram recolhidas.Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o homem foi internado no Hospital de Pronto Socorro (HPS) e já recebeu alta médica.
Situação mais grave em São Paulo:
O Estado de São Paulo concentra a maior parte dos registros: são 14 casos confirmados e 178 em investigação, além das duas mortes já confirmadas.A primeira morte foi de um homem de 54 anos, no dia 15 de setembro. A segunda, divulgada neste sábado, dia 4, foi de um homem de 46 anos. Ambos eram da capital paulista.A cidade de São Paulo lidera com 85 registros — 11 confirmados e 74 suspeitos.

Em seguida, aparece São Bernardo do Campo com 45 casos (um confirmado e 44 suspeitos). Há também confirmações em Guarulhos e Itapecerica da Serra. Fora de SP, dois casos foram confirmados em Curitiba (PR).Além dos óbitos confirmados, há 13 mortes em investigação: sete em São Paulo, três em Pernambuco, uma no Mato Grosso do Sul, uma na Paraíba e uma no Ceará.
Anvisa libera importação de antídoto:
Para enfrentar a situação, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a importação emergencial de 2,6 mil frascos de Fomepizol, antídoto utilizado no tratamento de intoxicação por metanol.A importação foi feita pelo Ministério da Saúde com apoio da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).
Do total, 2,5 mil frascos foram adquiridos pelo governo e cem foram doados pelo fabricante.O Fomepizol ainda não possui registro no Brasil. A autorização ocorre em caráter excepcional, conforme resolução da Anvisa. Além disso, o órgão também autorizou procedimentos temporários para a fabricação de álcool etílico injetável (etanol) de grau farmacêutico, usado como alternativa terapêutica em casos de intoxicação por metanol.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC

Mais lidas da semana

