Neve é registrada pela primeira vez no ano no Rio Grande do Sul

O fenômeno foi registrado em diversos municípios dos Campos de Cima da Serra, como São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul.

29/05/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Notícias Gerais

O Rio Grande do Sul foi palco, na manhã desta quinta-feira, dia 29, da primeira ocorrência de neve de 2025 no Brasil. 

O fenômeno foi registrado em diversos municípios dos Campos de Cima da Serra, como São Francisco de Paula, São José dos Ausentes, Bom Jesus e Cambará do Sul. As cidades, localizadas entre 1.000 e 1.200 metros de altitude, amanheceram cobertas pela neve, proporcionando paisagens típicas de inverno rigoroso.

Logo após os registros no território gaúcho, a neve também foi observada em São Joaquim, na Serra Catarinense.

De acordo com a MetSul Meteorologia, a neve foi provocada pela chegada de uma intensa massa de ar frio de origem polar, que avançou sobre o Sul do país na quarta-feira (28), derrubando as temperaturas de forma acentuada. Nas áreas mais altas do Planalto Sul Catarinense, os termômetros chegaram a marcar valores próximos de 0ºC no começo da manhã.

As condições para a formação da neve se deram pela combinação do ar extremamente frio na superfície com uma baixa fria, que trouxe temperaturas muito baixas em níveis médios da atmosfera — entre 3 mil e 5 mil metros de altitude. A umidade, proporcionada pela circulação de um ciclone extratropical na costa gaúcha, completou o cenário ideal para a ocorrência do fenômeno.

Segundo a MetSul, desde a semana passada, os modelos meteorológicos já apontavam para a possibilidade da primeira neve do ano no Sul do Brasil, devido à força desta massa polar.

O alerta é que as condições permanecem favoráveis à ocorrência de neve nas próximas horas, especialmente entre os Campos de Cima da Serra, no Rio Grande do Sul, e o Planalto Sul de Santa Catarina, onde as altitudes superam os 1.000 metros.

Em áreas de menor altitude, entre 700 e 1.000 metros, como na Serra Gaúcha, a possibilidade de neve diminui, mas não está descartada a ocorrência de chuva congelada ou precipitação mista, com flocos de neve misturados à chuva.

A MetSul ainda destaca a possibilidade de episódios isolados de neve mais forte.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC