PF faz operação contra desvio de emendas parlamentares no Rio Grande do Sul
As ações estão sendo realizadas em cinco cidades gaúchas, entre elas Lajeado e Estrela.
13/02/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Polícia e Trânsito
Na manhã desta quinta-feira, 13, a Polícia Federal (PF) iniciou a operação EmendaFest, cumprindo 11 mandados de busca e apreensão em uma investigação que apura o desvio de emendas parlamentares destinadas ao Hospital de Santa Cruz, localizado no Rio Grande do Sul.
As ações estão sendo realizadas em cinco cidades gaúchas - Rosário do Sul, Santa Cruz do Sul, Lajeado, Estrela e Venâncio Aires - e no Distrito Federal, com a autorização do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal.
Além dos mandados de busca, a operação contempla o cumprimento de dois mandados de busca pessoal e o bloqueio de valores de contas de pessoas físicas e jurídicas envolvidas no esquema. A PF ainda não divulgou detalhes sobre o montante dos recursos desviados e dos valores bloqueados.
Parlamentar citado:
O deputado federal gaúcho citado é Afonso Motta, do PDT, mas não foi alvo da operação e sim dois assessores de seu gabinete. Em nota, a corporação se limitou a listar as determinações do ministro e informar que dois investigados pelo desvio de emendas serão afastados do cargo e das funções públicas.
EmendaFest:
A operação desta quinta-feira foi batizada pela PF de EmendaFest e investiga, segundo a corporação, crimes de desvios de recursos públicos e corrupção ativa e passiva.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC
Mais lidas da semana