PROERD inicia novas turmas em Paverama

No primeiros 6 meses deste ano 52 alunos concluíram o curso. No segundo semestre outras 25 passam pelo treinamento prestado pela Brigada Militar.

15/09/2022

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Paverama

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) concluiu nesse primeiro semestre às aulas de 52 alunos de Paverama.

Os estudantes, todos do 5º ano, sendo 12 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Reinaldo Markus, do bairro Fazenda São José, 16 da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prudêncio Franklin dos Reis, do Bairro Morro Bonito, e 24 da Escola Eestadual de Ensino Médio Paverama, do o Centro tiveram aulas ministradas pelo Policial Militar Érik Bilhar.

O brigadiano informa que já iniciaram novas turmas nesse segundo semestre. Ao todo outros 25 alunos estão passando pelo treinamento do PROERD.

No curso são ministradas 10 lições, onde após concluírem os alunos estão aptos para a formatura, que em Paverama será no dia 2 de dezembro, no Centro Cultural Evangélico.

Em 2022 a previsão é de que em 2200 alunos recebam o treinamento do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência em diversas cidades do Vale do Taquari.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) é originário do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (D.A.R.E.), criado em 1983, por uma força-tarefa formada por policiais de Los Angeles, com o intuito de quebrar o ciclo de abuso de drogas relacionado, cada vez mais, com condutas criminosas e prisões.

No Brasil, o programa iniciou em 1992, na Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, que buscava estratégias alternativas ao policiamento tradicional.

Em 1998, os primeiros instrutores da Brigada Militar foram formados em São Paulo. Neste mesmo ano, o então Capitão Júlio César Araújo Peres, formou as duas primeiras turmas no Rio Grande do Sul, no Colégio Estadual Piratini, iniciando a expansão do programa pelo Estado. Quatro anos depois, seus primeiros mentores foram formados em curso oferecido pela Polícia Militar de Santa Catarina.