Paverama terá política de direitos dos autistas
O Projeto de Lei de autoria do vereador David Moura (PSL) foi aprovado de forma unanime. Representantes da ONG Floco Azul participaram da sessão.
05/04/2022
Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Paverama
O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi celebrado no sábado, dia 2. O transtorno do espectro autista (TEA) é caracterizado por uma alteração no desenvolvimento cerebral que causa mudanças na comunicação social.
Em Paverama o movimento começará a ser trabalhado de forma definitiva, pois foi aprovado na Câmara de Vereadores de Paverama o Projeto de Lei nº 03/22, que autoriza a política municipal de atendimento integrado à pessoa com transtorno do espectro autista, de autoria do vereador David Moura, do PSL, que teve aprovação unanime dos 9 edis.
A data foi estabelecida em 2007 e tem por objetivo difundir informações para a população e, assim, reduzir a discriminação e o preconceito que cercam as pessoas afetadas pelo transtorno. Azul é a cor que faz referência ao transtorno.
A Presidente, mãe e voluntária da ONG Floco Azul, de Teutônia, Poliana Cunha Paiva Steinke, esteve participando da sessão e enalteceu a importância desse projeto. “Muito se tem a ganhar se o diagnóstico for precoce, pois permite vários tipos de atendimento que vão fazer toda a diferença na vida das crianças, para uma melhor integração/socialização na escola, na aprendizagem e no desenvolvimento para toda a vida”, explicou Poliana.
O vereador autor do projeto, David Moura, deu ênfase a importância dessa lei que irá impactar diretamente de forma positiva no contexto municipal. “Temos que entender o que é o autismo. Levar informação para as pessoas. O autismo é uma deficiência que por vezes não é percebida. Essa lei visa a implantação de políticas municipais, onde em diversas ações poderemos instruir alunos, pais, famílias a entendermos e aprendermos a lidar além de socializar e integrar possíveis casos no município” disse.
Jêison Lauri da Rosa/Clic Paverama