Paveramense representa o Rio Grande do Sul nas paralimpíadas escolares
Pela primeira vez o Rio Grande do Sul tem equipe representante na modalidade vôlei sentado e a paveramense Taís Costa da Silva faz parte do elenco.
23/11/2022
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Paverama
Até o próximo sábado, dia 26, está acontecendo em São Paulo as Paralimpíadas Escolares.
Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar, idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) desde 2009.
Pela primeira vez o Rio Grande do Sul tem equipe representante na modalidade vôlei sentado e a paveramense Taís Costa da Silva, compõe o elenco, juntamente dos colegas Arthur Campos e Leonardo Mesko, de Pelotas e Derick de Moura de Viamão. O responsável por comandar a equipe é professor e treinador Ingo Stumm.
Taís Costa da Silva, 13 anos, começou a praticar a modalidade a poucos meses e já participará de uma competição de alto nível. “Estou muito feliz, tentando dar o meu máximo. Estou com a expectativa alta, vamos tentar fazer história. Representar o Rio Grande do Sul será muito importante. Até pouco tempo atrás eu nem imaginava participar de tudo isso, foi muito rápido, estou bem feliz...Cresci bastante no esporte, com dedicação, me encaixei bem, gostei de participar do projeto”.
Treinador Ingo Stumm passando orientações para Taís. Créditos: Divulgação
Em 2020, o evento não foi realizado devido à pandemia da Covid-19. No ano passado, o evento contou com mais de 900 atletas, de 25 Estados. As modalidades que disputam as Paralimpíadas Escolares são atletismo, bocha, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, taekwondo, futebol PC, goalball, basquete em cadeira de rodas 3x3, badminton, halterofilismo, futebol de cegos e vôlei sentado. Os jogos acontecerão no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro.
A edição deste ano das Paralimpiadas Escolares é considerada a maior da história, com mais de 2.600 participantes confirmados no evento.
O Rio Grande do Sul enfrenta o anfitrião São Paulo nesta quarta. Créditos: Divulgação.
Grandes nomes passaram pelas Paralimpíadas Escolares:
Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Paralimpíadas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesa-tenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros.