Paveramense tem obras expostas em tradicional galeria de arte da Capital
Leonardo Kerkhoven participa da exposição “Babel Brasilis Babilônia”, com fotos registradas em Paverama durante a seca histórica de 2020.
03/10/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Paverama

As paisagens e memórias de Paverama ganham destaque em Porto Alegre por meio do olhar do fotógrafo Leonardo Kerkhoven, paveramense que atualmente vive em San Diego, na Califórnia (EUA).
Ele é um dos 48 artistas convidados a participar da nova exposição coletiva da Gravura Galeria de Arte, intitulada “Babel Brasilis Babilônia – História, Utopia e Reconstrução”, que abre ao público na próxima quarta-feira, dia 8, com vernissage das 18h às 20h.
Fotos que retratam um momento marcante em Paverama:
As duas obras de Kerkhoven expostas na mostra têm forte ligação com sua terra natal. As imagens foram registradas em Paverama, sendo uma na localidade de Santa Manoela e outra na casa da família, no Centro da cidade, durante a seca histórica de 2020, em meio à pandemia de Covid-19.
“Foi um momento marcante, porque vivíamos duas situações duras ao mesmo tempo: a pandemia e uma seca fortíssima, que atingiu diretamente a agricultura e o nosso povo. Essas fotos nasceram desse contexto e retratam a nossa realidade”, explica Leonardo.
O convite para integrar a exposição partiu do curador Anaurelino Corrêa de Barros Neto, responsável por selecionar e compor as obras que integram a mostra. “É muito significativo ser lembrado e convidado para participar de uma exposição desse porte, em uma galeria com tanta tradição”, destaca o fotógrafo.

Uma exposição para refletir sobre o Brasil:
A mostra “Babel Brasilis Babilônia" reúne obras de 48 artistas, entre esculturas, pinturas, aquarelas, gravuras, fotografias e arte têxtil. A proposta é reconstruir saberes e provocar reflexões sobre a identidade brasileira a partir de diferentes perspectivas.
Entre os expositores estão nomes como Arminda Lopes, com a escultura em bronze “Desolação”, Clara Pechansky, com a tela “Terra Farrapos”, e Ricardo Cardoso, com a maquete do monumento “Heróis Voluntários”, instalado na orla do Guaíba em 2024. A exposição pode ser visitada até 1º de novembro, com entrada franca.

Morte Dourada, uma das fotos de Leonardo Kerkhoven, na exposição coletiva da Gravura Galeria de Arte, intitulada “BABEL BRASILIS BABILÔNIA – História, Utopia e Reconstrução”.
Serviço:
- “Babel Brasilis Babilônia" – História, Utopia e Reconstrução”
- Vernissage: 08 de outubro de 2025 (quarta-feira), das 18h às 20h
- Visitação: até 01/11/2025
- Segunda a sexta: 9h30 às 18h30 | Sábados: 9h30 às 13h30
- Gravura Galeria de Arte – Rua Corte Real, 647 – Petrópolis, Porto Alegre – RS
- Entrada franca
- (51) 3333-1946 | WhatsApp (51) 99718-9258 / (51) 99666-3972
- Instagram: @gravuragaleria
- www.gravuragaleria.com.br
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC

Mais lidas da semana

