Pedidos de demissão em massa de anestesiologistas afetam cirurgias eletivas no Hospital Ouro Branco

Saída da equipe leva à transferência de procedimentos e reflete cenário nacional de escassez de profissionais.

01/10/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Saúde e Bem-estar

O Hospital Ouro Branco (HOB), em Teutônia, comunicou na terça-feira, dia  a suspensão temporária das cirurgias eletivas em razão da falta de anestesiologistas. A decisão foi informada a pacientes, prefeituras, Secretaria Estadual da Saúde, 16ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) e demais órgãos competentes.

A mudança ocorreu após a saída coletiva da equipe de anestesistas, que optou por atuar em outras instituições com condições mais vantajosas. A situação, segundo a direção do hospital, não é isolada, a escassez de anestesiologistas é um problema que vem sendo registrado em diferentes regiões do país.

Com a redução de profissionais, o HOB precisou transferir os procedimentos eletivos para outras unidades. Casos de urgência e emergência seguirão sendo avaliados individualmente, com possibilidade de encaminhamento para hospitais de referência.

A direção trabalha para recompor a escala médica e já iniciou tratativas com novos profissionais, embora ainda não haja uma previsão para a retomada normal das cirurgias. A ausência de uma estrutura de alta complexidade e de UTI em Teutônia também dificulta a atração de especialistas, o que torna o desafio ainda maior.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC