Segundo módulo do projeto regional de Paisagismo e Organização Rural é realizado em Taquari
19/09/2024
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente
A Cabanha Duas Figueiras, da localidade de Arroio do Potreiro, em Taquari, foi o local escolhido pelo grupo de extensionistas da Emater/RS-Ascar para a realização do segundo módulo do projeto regional de Paisagismo e Organização Rural: Jardins dos Vales, ocorrido na terça-feira, dia 17.
A iniciativa visa a capacitar os profissionais da Instituição para ações em propriedades rurais, sedes das comunidades e pontos turísticos da região, com vistas a proporcionar lugares mais acolhedores, belos e seguros.
No local - um destino turístico amplo, em que os visitantes podem desfrutar do contato com a natureza, da tranquilidade do meio rural, da gastronomia e da ótima hospitalidade -, os cursistas foram recebidos pelo casal Noeci e Antônio Carlos Porn, que deram detalhes sobre a propriedade, que integra a rota turística Freguesia das Figueiras. Noeci – mais conhecida como Ci -, conduziu o coletivo ao galpão, que é rodeado por vasta natureza, fauna diversificada, flores, árvores, animais e outros.
Para os participantes foi a oportunidade de conhecer um pouco mais da dinâmica de um espaço do tipo, observando aspectos da infraestrutura, da organização dos jardins e da destinação de resíduos – inclusive agrotóxicos -, entre outros. O tema central do módulo foi a Organização e o Saneamento Rural, com o ponto de partida sendo a palestra O Esgotamento Sanitário na Perspectiva do Reuso dos Dejetos, ministrada pelos extensionistas da Emater/RS-Ascar Leandro Feijó Fagundes e Josiane Bianchi.
Tomando por base noções de permacultura – que visa a aperfeiçoar recursos e organizar sistemas de forma ecologicamente correta, economicamente viável e socialmente justa -, o extensionista discutiu conceitos, estabelecendo diálogo com o tema central do módulo. "A ideia foi a de refletir sobre a produção agrícola e a respeito de questões delicadas para as famílias rurais, como o cultivo de forma a minimizar os impactos ambientais, tornando ainda a propriedade não apenas produtiva, mas acolhedora e segura", analisou.
Em seu painel, a importância da água também teve papel central, com apresentação de alternativas para armazenamento e reutilização do recurso hídrico – seja por meio de cisternas, caixas da água ou ainda sistemas para proteção de nascentes. Em outra parte, o tratamento de esgoto foi pauta – outro tema que tem importância para uma boa dinâmica na propriedade. "Não podemos pensar que agricultura é só o cultivo, a horta e era isso", afirmou, lembrando que higiene, organização e adequação dos espaços, tornam tudo mais aprazível para quem visita.
Dividido em seis etapas, o projeto abordará ainda outros temas, como manejo de jardins, cuidados com o solo, tendências no paisagismo, controle de pragas e doenças e irrigação, que mais adiante serão trabalhados pelos extensionistas com as famílias rurais. "O que se busca é ressignificar e conscientizar as comunidades sobre a importância do assuntos, tendo por base a sustentabilidade, o uso de recursos naturais disponíveis e a funcionalidade", destacou a extensionista da Emater/RS-Ascar Elizangela Teixeira.
Até a conclusão da capacitação, a intenção é a de estimular os extensionistas a acompanhar uma propriedade por município, que funcionará como Unidade de Referência Técnica e Social (URTS). "Talvez algumas pessoas possam pensar que, num contexto de uma catástrofe climática recém-ocorrida, isso seria menos importante", pondera Elizangela. "Mas estamos falando também de dignidade, de busca de produção de alimentos, de garantia de segurança e soberania alimentar, de obtenção de renda e do acolhimento nesse contexto, como um processo de inclusão e de autoestima das famílias", analisa.
Elizangela lembra ainda que a propriedade rural não é só o local de trabalho, mas também a moradia da família, de onde sai a subsistência e onde ocorre a convivência social. "Assim, o paisagismo e a organização rural se tornam ainda mais significantes, contribuindo para a harmonia, o senso de identidade cultural e o bem-estar geral", pontua. Para o gerente adjunto da Emater/RS-Ascar Carlos Lagemann, a atividade é uma divisora de águas nessa "construção de algo que nos engrandece, nos motiva e nos permite avançar com as famílias rurais nos mais variados aspectos".
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC
Mais lidas da semana
Divulgados os nomes dos primeiros Secretários do governo eleito de Paverama
CVM Instalações passa atender em novo endereço
Magioni Lanches inaugura na próxima sexta em Paverama
Início da transição de governo na Prefeitura de Paverama inicia nesta terça
Moradores de Paverama relatam falta de água há 4 dias
Associação dos Moradores da Cabriúva reforma pavilhão destelhado pelo vento