Sicoob amplia rede de atendimento em benefício dos cooperados

Enquanto algumas instituições financeiras fecham agências, cooperativa avança com presença física, ampliando o acesso ao crédito e promovendo inclusão financeira de modo sustentável.

05/06/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Variedades

Enquanto algumas instituições financeiras reduzem sua presença física em diversas cidades, o Sicoob segue fortalecendo sua presença nas comunidades com abertura de novas agências para o atendimento próximo aos seus cooperados.

O Sicoob São Miguel, com sede em São Miguel do Oeste/SC, é um exemplo deste modelo de negócio. Fundada em 1989, a cooperativa possui 63 agências nos Estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. No território gaúcho, desde a inauguração da primeira agência, em setembro de 2018, já soma 23 pontos de atendimento.

Somente em 2025, já foram abertas cinco novas agências na área de atuação da cooperativa. Três delas estão no Rio Grande do Sul: uma segunda agência em Teutônia (em janeiro), Nova Araçá e Salvador do Sul (em maio). Para os próximos meses, outras duas inaugurações estão confirmadas no Estado: Boqueirão do Leão e uma segunda agência em Lajeado, no Bairro Conventos.

“Nosso crescimento reflete a confiança dos cooperados em um modelo que entrega soluções financeiras justas, promove inclusão e constrói vínculos reais com as pessoas. Estamos ao lado das comunidades, democratizando o acesso ao crédito e contribuindo para transformar realidades”, afirma o gerente regional do Sicoob São Miguel, Jacson Roberto Bosio.

Foto: Gerente regional Sicoob São Miguel, Jacson Roberto Bosio

Planejamento com foco local e compromisso coletivo:

O Sicoob São Miguel atende mais de 157 mil cooperados. No Rio Grande do Sul, são aproximadamente 40 mil, distribuídos em mais de 70 municípios. A equipe é formada por mais de 920 profissionais, entre funcionários e terceirizados.

A expansão segue o plano estratégico, alinhado às demandas das comunidades. “As novas agências atendem solicitações dos próprios cooperados, que hoje são atendidos pelas nossas agências em municípios vizinhos”, explica Bosio.

O Sicoob entende que a presença física é fundamental para promover a inclusão financeira de maneira efetiva — princípio reforçado especialmente em 2025, o qual foi eleito pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional das Cooperativas. Com o lema “Cooperativas Constroem um Mundo Melhor”, esse reconhecimento celebra as cooperativas como agentes essenciais de desenvolvimento social e econômico sustentável.

A maior rede de atendimento físico do país:

No cenário nacional, o sistema Sicoob mantém a maior rede física de atendimento do Brasil. Está presente em cerca de 2,5 mil municípios, sendo a única instituição financeira com agência física em mais de 400 deles. Ao todo, são mais de 4,6 mil pontos de atendimento, alcançando 8,8 milhões de cooperados em todos os Estados e no Distrito Federal.

Além da capilaridade, as agências do Sicoob São Miguel oferecem horário ampliado de atendimento presencial: das 08h às 17h para assuntos de negócios e das 08h30min às 16h para atendimento de caixa, aliado a portfólio completo de produtos e serviços.

“Neste momento global em que o cooperativismo é reconhecido como um pilar para a construção de um futuro mais justo, inclusivo e sustentável, o Sicoob reafirma seu papel como agente de transformação social, promovendo inclusão financeira, fortalecimento comunitário e desenvolvimento regional com responsabilidade e visão coletiva”, finaliza Bosio.