Sicredi alerta para fralde e golpes via telefone e internet
Confira dicas de como se prevenir ou venha até a agência Sicredi em Paverama e converse com a nossa equipe, na rua Jacob Flach, nº 222, no Centro.
29/03/2025
Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Notícias Gerais
Golpistas têm se aproveitado do nome do Sicredi para aplicar fraudes e enganar associados. As estratégias utilizadas pelos criminosos são variadas, incluindo tentativas de fraudes em compras e manipulação de cartões de crédito.
Em resposta a esse cenário preocupante, o Sicredi elaborou uma série de informações úteis para alertar os associados sobre os principais golpes. O objetivo é aumentar a conscientização e ajudar os clientes a se protegerem contra essas práticas fraudulentas.
Além disso, a matéria destaca que, em caso de dúvidas, os associados podem entrar em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 0800 724 4770. Esse canal oferece suporte em relação a produtos da Sicredi, como Pix, cartões e internet banking.
Como evitar cair em golpes
1. Cuidado e atenção: em geral, cuidado, atenção e senso crítico são os maiores escudos contra golpes e fraudes.
2. Aplicativos só nas lojas oficiais: não faça download de aplicativos que não estejam dentro das lojas oficiais.
3. Cuidado ao compartilhar seus dados: tenha atenção ao compartilhar suas informações pessoais. O Sicredi não pede dados de associados por ligações ou mensagens.
4. Transferências ou Pix só se tiver certeza: não realize transações financeiras se houver dúvidas da integridade da origem/destino.
5. Links desconhecidos: não clique em links se tiver dúvida da sua procedência.
6. Use senhas e mecanismos de segurança: sempre configure uma senha de acesso e etapa de verificação ao seu dispositivo (biometria, senha pessoal, código sequencial, etc.)
Os principais golpes do momento:
Falsa Central de Atendimento
Golpistas se passam por funcionários de instituições financeiras, usando fotos e logotipos reais. Abordam por ligação ou SMS sobre transações não reconhecidas ou resgate de pontos, fornecendo falso 0800 ou link. A interação pode migrar para WhatsApp.
Pirâmide financeira
São casos com promessa de rendimento certo, com valor alto e retorno rápido. Situações em que a vítima geralmente cai nesse golpe: Pix de volta, plataforma de criptomoedas e app de tarefas/renda extra. Sempre desconfie de dinheiro fácil e rápido.
Invasão de WhatsApp/Redes Sociais
A vítima acha que está falando com um conhecido, mas na verdade a conta foi invadida ou clonada. Antes de transferir qualquer valor, faça uma videochamada e confirme a identidade da pessoa. Proteja seu WhatsApp e redes sociais com etapas de autenticação.
Golpe da falsa venda de veículo
A vítima acessa um anúncio na internet, se interessa pelo valor e faz contato com o vendedor, que diz que a mercadoria estaria com outra pessoa. Para evitar, o pagamento sempre deve ser feito somente para o proprietário do produto.
Golpe do falso empréstimo
A vítima é contactada por um falso funcionário de uma instituição financeira, com a informação de que um empréstimo facilitado com taxas super baixas foi aprovado. Em caso de dúvida, entre em contato com os canais oficiais do Sicredi.
Golpe do boleto
A vítima recebe um boleto com dados de empresas aparentemente conhecidas e pode acabar pagando por ter seus dados no boleto e ficar com receio de ter seu nome negativado. Conferir sempre o banco beneficiário, dados do pagador e do beneficiário.
Golpe do resgate de pontos
Se receber um link para resgatar pontos do cartão via SMS, WhatsApp ou e-mail, é golpe. No Sicredi, o resgate é feito apenas no Shopping do Sicredi.
As principais fraudes do momento:
Malware/Trojan/Automação
É o que conhecemos como “vírus”. Pode acontecer ao baixar aplicativos maliciosos com permissão de controle remoto do computador ou aparelho mobile através de links indevidos. Mantenha seu antivírus atualizado e não reutilize suas senhas.
Comprometimento de Assinatura Eletrônica
Acontece quando as senhas de acesso ficam vulneráveis e/ou são compartilhadas indevidamente, permitindo acessos de fraudadores via dispositivos na conta. Para evitar, não compartilhe suas senhas ou códigos tokens a terceiros.
Página falsa (phishing)
São links/sites falsos praticamente idênticos a de instituições financeiras. Sem notar as pequenas diferenças, a vítima insere seus dados pessoais e da conta, facilitando o acesso de terceiros. Certifique-se da autenticidade de links/sites ao acessá-los.
Venha até a agência Sicredi em Paverama e converse com a nossa equipe, na rua Jacob Flach, nº 222, no Centro.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC
Mais lidas da semana