Taquariense Cícero Souza, o Cicinho, fala sobre a carreira, a temporada e os desafios do futebol
Na entrevista, o executivo de futebol, falou sobre o time paulista, os desafios da função e sobre a presidência da ABEX.
19/12/2018
Por Clic Paverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Esportes
De taquari, passando por Porto Alegre, Recife, Criciúma e Bahia até chegar a São Paulo. Essas foram às cidades que o taquariense Cícero Souza residiu, trilhando os caminhos do futebol em uma função nova, mas fundamental para o futebol nos dias atuais.
Cicinho, como é conhecido na sua cidade natal, iniciou sua carreira no Pinheiros/Dutra de Taquari, onde acumulou funções, passou pelo Grêmio, seguiu para o Sport Recife, passando por Criciúma E.C. e E.C. Bahia, até chegar no Palmeiras, atual campeão brasileiro de futebol, onde exerce a função de executivo de futebol.
Nesta semana o Clic Paverama, o Clic do Vale bateu um papo com Cícero Souza, vulgo Cicinho, que está passando férias em Taquari, onde falou sobre a carreira, os desafios da função e o trabalho que vem sendo desenvolvidos no Palmeiras.
Confira abaixo a entrevista na íntegra:
Técnico do Palmeiras Felipão, Diretor Executivo de Futebol Alexandre Matos, Gerente de Futebol Cícero Souza e Presidente do Palmeiras Maurício Galliote.
Portal Clic – Sobre sua carreira, como foi o início em Taquari?
Cícero Souza – Eu iniciei com 15 anos no Pinheiros/Dutra, fui galgando todos os postos possíveis. Me formei em Educação Física com 21 anos, em alguns momentos precisei assumir a coordenação administrativa do Pinheiros/Dutra com a saída do Professor Antônio Carlos Dutra que foi para o Juventude. Essas experiências acumuladas nas duas áreas servem de embasamento para o que eu faço hoje.
Portal Clic – Como surgiu o convite para trabalhar no Grêmio?
Cícero Souza – No final de 2005, coordenador de base do Grêmio, Rodrigo Caetano, me convidou para assumir o posto de coordenador da categoria Sub-15. Posto esse que desempenhei na minha chegada, logo na sequência eu subi para o profissional para ser supervisor de logísticas, onde fiquei por 3 anos, e depois cumpri um ciclo de mais 2 anos como diretor executivo, totalizando 6 anos de Grêmio.
Portal Clic – Quando você percebeu que o Brasil passaria por uma profissionalização nos departamentos de futebol?
Cícero Souza – No ano de 2011, na final da Copa do Brasil envolvendo Vasco e Coritiba, nas duas equipes tinham executivos bem consolidados, Rodrigo Caetano e Felipe Ximenes, respectivamente. Naquele momento todas as equipes se aperceberam da necessidade de profissional “full time”, responsável pela gestão de um departamento mais complexo.
Portal Clic – O que o Palmeiras tem de diferente dos demais clubes?
Cícero Souza – O Palmeiras tem uma liberdade técnica de atos, fato não muito ocorrente em outras equipes do futebol brasileiro, possibilidade da gestão ser extremamente técnica e sem nenhum viés político, que possibilita dinamismo, profissionalização, modernização, com isso as ideias tem uma lógica. São 3 profissionais, 1 diretor, 1 gerente e 1 coordenador de base, sem militância política palpitando ou fazendo algum tipo de gerencia sobre os profissionais.
Portal Clic – Recentemente você renovou seu contrato, recebeu convite de outras equipes?
Cícero Souza – Meu vínculo com o Palmeiras é celetista, então eu não faço contrato, eu tenho vínculo normal, carteira assinada. Eu não recebi nenhum tipo de proposta oficial, apenas algumas sondagens. Mas eu não estou aberto a ouvi-las, sou muito feliz no clube que estou. Aqui estou ao lado da tomada de decisão, diversas ideias que gostaria de implantar nos clubes onde passei, o Palmeiras me possibilitou de fazer. Então toda essa alegria e brilho no olhar a cada manhã não me possibilita pensar em outro clube.
Portal Clic – O que almeja para a carreira nos próximos anos?
Cícero Souza – Como o Presidente da Abex – Associação Brasileira dos Executivos de Futebol pretendo a regulamentação dessa profissão. Já temos uma frente parlamentar instalada em Brasília. Pretendo cada vez mais contribuir na difusão do profissionalismo pelos clubes brasileiros, pretendo também ajudar na busca de qualificação de outros profissionais e assim conseguir ter uma futebol no Brasil com mais excelência, organização e entrega de produto final melhor.
Clic Paverama | Clic do Vale
Mais lidas da semana