Vale do Taquari terá queda brusca de temperatura com chegada de forte onda de frio ao RS

Depois de dias mais quentes, o Vale do Taquari enfrenta forte frio com ventos gelados e possibilidade de chuva fraca até o início de junho.

27/05/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicpaverama.com.br
Em Notícias Gerais

O Rio Grande do Sul deve enfrentar, a partir desta quarta-feira, dia 28, a mais intensa onda de frio registrada neste ano, com possibilidade de temperaturas negativas e até ocorrência de neve em algumas regiões. A previsão foi confirmada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu alerta de perigo para a queda brusca das temperaturas em todas as áreas do Estado.

De acordo com o modelo meteorológico COSMO, utilizado pelo Inmet, as temperaturas mínimas começam a cair de forma acentuada, especialmente nas regiões próximas da Serra, do Norte e do Sul gaúcho. Em alguns municípios, a diferença de temperatura de um dia para o outro será superior a 20°C.

Em Paverama e demais municípios do Vale do Taquari, como Lajeado, Estrela e Teutônia, a expectativa também é de forte queda nas temperaturas a partir de quarta-feira, dia 28. A previsão indica mínimas entre 7°C e 9°C, com sensação térmica ainda mais baixa devido aos ventos gelados.

A máxima, que nesta terça-feira, dia 27, pode superar os 28°C na região, deve cair para valores próximos dos 14°C a 16°C entre quarta, dia 28, e quinta-feira, dia 29. Não há, até o momento, indicativo de neve para o Vale do Taquari, mas o frio será intenso e persistente.

O tempo deve permanecer instável, com possibilidade de chuva fraca e aumento da nebulosidade ao longo da semana. A orientação é de atenção redobrada, principalmente para produtores rurais, que devem proteger plantações e criações sensíveis ao frio.

Alerta de perigo para todo o Estado:

O Inmet emitiu um alerta na cor laranja, que representa risco intermediário, para a queda de mais de 5°C nas temperaturas em todas as regiões gaúchas. O frio intenso será impulsionado pela passagem de uma frente fria, seguida de uma forte massa de ar polar, que também provocará ventos gelados e chuva em diversos pontos do Estado.

Em Caxias do Sul, na Serra, a temperatura mínima média para maio é de 11,3°C. Porém, a previsão para esta quarta-feira, dia 28, é de mínima de apenas 3°C. Em Bagé, na Campanha, onde a média mínima em maio é de 11,1°C, os termômetros devem registrar 5°C no início desta onda de frio.

 

Possibilidade de neve e chuva congelada

Segundo a Climatempo, a tarde de quinta-feira, dia 29, será marcada por muitas nuvens, chuva e ventos frios persistentes, principalmente nas áreas mais elevadas da Serra Gaúcha e da Serra do Sudeste. Não está descartada a ocorrência de neve ou chuva congelada nestas regiões.

Em São Francisco de Paula, na Serra, a mínima prevista para quinta-feira é de 2°C, enquanto a máxima não deve passar dos 10°C. Na quarta-feira, dia 28, a cidade ainda terá máxima de 23°C, mostrando a rápida mudança no clima.

Frio intenso pode quebrar recordes

Há possibilidade de que os recordes de temperaturas mínimas deste ano sejam superados entre a madrugada e as primeiras horas da manhã de sexta-feira, dia 30, e sábado, dia 31. Em Porto Alegre, por exemplo, onde a menor temperatura de 2025 foi de 9,2°C, a previsão indica mínima de 6°C nesses dias.

Até quando vai o frio?

As estimativas iniciais apontam que essa onda de frio deve persistir pelo menos até a próxima terça-feira, dia 3 de junho, quando as temperaturas podem voltar a se elevar gradativamente.

A orientação das autoridades é para que a população se mantenha atenta às atualizações meteorológicas e adote medidas de proteção contra o frio, especialmente em relação aos grupos mais vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas em situação de rua.