Atleta Paveramense é graduado com faixa vermelha de Hapkido
O ato ocorreu no Dojô Aliance, em Canabarro, pelo Mestre Jaime Quint Neto.
Por Clic Paverama
Em Esportes
(Foto: Gilberto Borges da Coosta e o Mestre Jaime Quint Demarco Neto)
O Atleta paveramense e professor da Academia de Artes Marciais Espartanos, Gilberto Borges da Costa, deu mais um passo importante na sua trajetória esportiva dentro do Hapkido. Costa foi graduado com a faixa vervelha, o ato ocorreu no Dojô Aliance, em Canabarro, pelo Mestre Jaime Quint Neto. Antes o atleta detinha a faixa marrom.
A nova faixa tem o significado de que está se completando o processo de amadurecimento do atleta, tanto nos conhecimentos técnicos, como no aspecto mental. A faixa vermelha tem seu significado simbólico na expressão da emoção, agressividade e ofensividade. A faixa vermelha significa: amor e paixão. Significado filosófico: amor, paixão – é uma cor ativa, excitante, Simboliza também a força, a saúde, a criação, o dinamismo e o triunfo.
“Estou muito feliz por ter alcançado esse objetivo! Com a faixa vermelha uma nova missão se inicia! Quero agradecer ao meu mestre Jayme Quint Neto Demarco por tudo que tens nos ensinado, agradecer aos meus amigos de treino Pablo Rodrigues, Cesar Gausmann, a Dilin informática que me patrocina que pertence a Alexandre Dickel e Deise Dickel, muito obrigado pelo apoio de vocês! Agradecer a minha noiva Cristina Arguelho também aos meus alunos da Academia Espartanos” disse.
Costa destacou ainda, que neste mês os atletas da Academia Espartanos passarão em breve pela sua primeira graduação de faixas. Hoje a academia conta com cerca de 25 alunos, e segue com vagas em diversos horários em aberto.
Sobre a troca de faixas:
O aluno começa na faixa branca, onde começa a absorver os princípios da arte marcial, seu elemento o metal se liga aos pulmões, e é através deste órgão pela técnica de respiração que o aluno começará a acalmar a mente e o espírito para o treinamento. Seu pensamento deve ser livre de impedimentos, vazio branco, para receber a técnica e aprende-la de modo correto e lavando para a faixa cinza junto consigo.
Ao passar para faixa amarela o aluno já possui algumas técnicas para sua defesa, ele já possui uma conexão com a terra, elemento que simboliza a proteção, raízes ele pode começar sua busca pela conexão entre céu e terra, percebendo seu lugar nesta interação.
A busca pela energia do universo deve ser seu objetivo, conjugando a técnica com a faixa amarela e faixa laranja.
Quando recebe a faixa verde o aluno começa a florescer, entender melhor os princípios das mutações, seu corpo deve ser forte e flexível como o bambu, deve ter crescido em paciência em retidão e perseverança. A madeira é seu elemento e ele deve procurar crescer e dar fruto, seu objetivo deve ser ajudar os mais novos na arte para que ele mesmo visualize melhor seu caminho e tentando entender e compreender o Hapkido através da faixa azul clara.
Ao passar para faixa azul Escura o aluno começa a entender o princípio maior da arte marcial que é a fluidez e adaptabilidade da água, assim ele deve ligar sua mente e intenção a este elemento e buscar suas características. Sua forma começará a se tornar uma expressão pessoal adaptada ao seu corpo junto com a faixa marrom (terra).
Quando se gradua vermelha o aluno deve perceber que suas técnicas já estão em um nível onde se deve tomar cuidado ao realizar uma técnica, pois pode ferir seus colegas de treino, não deve mais do que nunca perder sua paciência nem sua marcial idade, respeitando a todos os indivíduos igualmente. Seu elemento o fogo deve representar a coragem que flui em seu sangue que é quente como o sol.
Na faixa Vermelha e Preta o aluno completa o aprendizado e começa a trabalhar como monitor ou instrutor compartilhado também o seu conhecimento junto aos seus colegas e auxiliando o seu professor ou mestre na sala de aula.
Clic Paverama
Mais lidas da semana