Bombeiros de Estrela suspendem atendimento a partir do dia 20

A sessão de Estrela abrange os municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Teutônia e Westfália.

Por Clic Paverama
Em Variedades

Em nota divulgada na manhã desta quarta-feira (11), o Corpo de Bombeiros de Estrela anunciou a suspensão dos atendimentos por conta da falta de repasses de horas extras pelo governo do Rio Grande do Sul. O deslocamento de bombeiros para a Operação Golfinho, no Litoral Norte do estado, diminuiu o efetivo nos quartéis. Por isso, a destinação de horas extras aos servidores. No período de 20 a 30 de janeiro, as ocorrências serão encaminhadas à corporação de Lajeado.

A sessão de Estrela abrange os municípios de Bom Retiro do Sul, Colinas, Estrela, Fazenda Vilanova, Imigrante, Paverama, Poço das Antas, Teutônia e Westfália. A corporação de Lajeado, que abrange a outras 13 cidades da região, terá de unir esforços para atender os chamados. O sargento Eloir Pasch, que responde interinamente pela casa, afirma que “vai ser uma sobrecarga maior para Lajeado”. Mesmo assim, o oficial garante que o contingente será atendido.

Apenas uma telefonista fará o atendimento no Corpo de Bombeiros de Estrela, e repassará os chamados a Lajeado. Os contatos devem ser feitos pelo telefone (51) 3712-1242 ou com a central, 193.

Medida havia sido avaliada em 2016
No dia 15 de dezembro do ano passado, em entrevista ao Grupo Independente, o  comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires, que também responde pelos pelotões de Lajeado, Estrela e Encantado, Capitão Gustavo Lock, afirmou que atenderiam de maneira intercalada naquele mês.
Depois do anúncio, o Estado atendeu os repasses de horas extras, o que permitiu a manutenção dos atendimentos na região. Uma decisão semelhante ainda pode mudar o cenário projetado para a sessão de Estrela.

Confira a nota na íntegra:
É com profunda tristeza, que viemos por meio desta, informar a população do Vale, que devido a cota de horas extras disponibilizada para o mês de janeiro de 2017 abaixo da necessidade, será inevitável ao Corpo de Bombeiros de Estrela, suspender os atendimentos de ocorrências de emergência durante os últimos 10(dez) dias do corrente mês, caso não receba mais uma suplementação de horas extras. Nesses dez dias, as ocorrências nos 09 municípios da área de ação de Estrela, serão atendidas pelo CB Lajeado. Tal demanda já foi encaminhada ao escalão superior. Aguardamos ansiosamente e torcemos para que a demanda seja atendida, para evitar que a comunidade do Vale fique desguarnecida.

Atenciosamente.
Estrela, 10 de janeiro de 2017.
Operador MILTON ROQUE ROCKENBACH
1º SGT QPM2 - Resp. p/Cmdo do 2ª PelBM/2ªCiaBM/6º BBM

Independente