Calor se despede e semana terá frio, temporais e dois ciclones extratropicais no RS

Temperaturas amenas darão lugar a dias com chuva forte, ventanias, geada na Campanha e ressaca no Litoral.

11/07/2022

Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br
Em Notícias Gerais

Os gaúchos sentirão saudades do calorzinho que fez no final de semana. A partir desta segunda-feira, dia 11, os dias serão desafiadores, com chuva forte, ventanias, queda brusca da temperatura e formação de dois ciclones extratropicais sobre a costa.

Após um sábado, dia 9, quente e um domingo, dia 10, de temperatura amena, o clima começa a mudar já no início da semana. Ainda na segunda-feira, um sistema de baixa pressão dá origem a uma nova frente fria. As nuvens aumentam, trazendo chuva para boa parte do Estado. Ainda há chances de sol em Porto Alegre e no Norte, mas, a partir da tarde, começam as trovoadas, seguidas de pancadas de chuva. 

O tempo fica ainda pior na Metade Sul. Entre Bagé e Rio Grande, o céu fica nublado todo o dia e a chuva chega forte, acompanhada de raios e rajadas de vento. No restante do Estado, o cenário não é diferente, com muitas nuvens e chuva. Conforme a Climatempo, há alerta para  rajadas de vento de até 70 km/h em todo o Rio Grande do Sul. 

Os termômetros caem a partir de terça-feira, dia 12. Uma massa polar afasta a chuva e começa a estabilizar o tempo, sobretudo na Campanha. Ainda há possibilidade de chuva pela manhã em várias regiões, inclusive em Porto Alegre. É também na terça-feira que surge o primeiro ciclone extratropical. Formado sobre o oceano, ele provoca ventos de forte intensidade em quase todo o Estado. Há previsão de ventanias de até 90 km/h nas regiões Norte, Leste, Central e Sul. A Climatempo aponta necessidade de alerta para eventuais transtornos e para a formação de ondas de mais de quatro metros no Litoral. 

A temperatura desaba e pode haver ocorrência de geada na Campanha na quarta-feira, dia 13. O sol até aparece, mas a instabilidade continua, principalmente no Norte. Há perspectivas de novas trovoadas e muita ventania no litoral gaúcho. O ciclone extratropical se distancia da costa, mas logo surge uma zona de baixa pressão, fazendo avançar a instabilidade ainda na quarta-feira, entre o fim da tarde e a madrugada. 

A quinta-feira, dia 14, já amanhece chovendo forte, com temporais na fronteira com a Argentina, na Grande Porto Alegre e na região central. Conforme essa área de baixa pressão se aprofunda,  há o indicativo de formação de um novo ciclone extratropical entre a noite de quinta e a madrugada de sexta-feira (15). Segundo a Climatempo, o ciclone deve se afastar rapidamente da costa, mas há possibilidade de chuva forte e frio ao longo da sexta-feira em todo o Rio Grande do Sul. A frente fria deve avançar no final de semana, subindo para o centro do país. 

GaúchaZH