Cheias afetaram mais de 206 mil propriedades rurais, diz Emater-RS
Emater/RS-Ascar apresentou Relatório de Perdas durante reunião com representantes do gabinete itinerante do Mapa em Lajeado.
07/06/2024
Por @ClicPaverama | contato@clicpaverama.com.br | Clic do Vale
Em Agricultura e Meio Ambiente
Uma reunião com representantes do gabinete itinerante do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) do Governo Federal, realizada na tarde de quarta-feira, dia 5, na Univates, em Lajeado, possibilitou à Emater/RS-Ascar apresentar dados do Relatório de Perdas referentes à calamidade climática que atingiu o Estado no último mês.
Na ocasião, o diretor técnico da Emater/RS Claudinei Baldissera expôs alguns dos números do impacto das chuvas extremas iniciadas no final de abril e que causaram danos e inundações em boa parte do território gaúcho.
O encontro integra parte das ações do Programa Emergencial de Recuperação do Agronegócio do RS, que tem atuado no Vale do Taquari de forma estruturada e em eixos diversos, como, defesa agropecuária, assistência técnica e extensão rural, insumos agropecuários, financiamentos e comercialização da safra, entre outros. "A ideia do gabinete é colher e sistematizar dados e informações relativas aos danos e perdas ocorridas, pontuando ações necessárias para não apenas recuperar, mas reestruturar os sistemas de produção locais", explica o superintendente regional do Mapa, José Cléber Dias de Souza.
Nesse sentido, o levantamento realizado pelas secretarias de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e de Desenvolvimento Rural (SDR) que aponta que 206 mil propriedades foram afetadas no meio rural com perdas em produção e infraestrutura, é importante como documento balizador para a formação de políticas públicas que possam chegar de forma mais ágil aos produtores. "O que a equipe do Mapa busca é ouvir lideranças de organizações e instituições, além de autoridades e outros representantes do setor agropecuário", salienta Souza.
Além do encontro de ontem, em Lajeado, o gabinete itinerante realizou reunião em Encantado e está com ações de atendimento e levantamento de perdas ocorrendo durante a semana em Roca Sales, Muçum, Arroio do Meio, Estrela, Marques de Souza e Cruzeiro do Sul – em iniciativa que conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A ideia é atender 340 municípios em situação de emergência e 78 em situação de calamidade pública, bem como outras localidades impactadas. "A ideia, diante de um conjunto de demandas é organizar e dar celeridade ao processo de recuperação", explica o superintendente.
Para a Emater/RS-Ascar esta também pode ser uma forma de encurtar caminhos e acelerar processos no sentido de dar o suporte para todos os públicos assistidos pela Instituição. "Em alguma medida o levantamento de perdas nos permite um panorama que dará mais precisão e celeridade à reestruturação da agricultura gaúcha", avalia Baldissera. "As ações de recuperação que deverão ser executadas com essas famílias serão orientadas para o desenvolvimento social, econômico, ambiental e cultural, numa perspectiva socialmente justa, ambientalmente sustentável e economicamente viável", finalizou.
O relatório técnico completo e que inclui impactos não apenas nas lavouras (grãos), em fruticultura e em olericultura, mas também para os povos tradicionais, a cultura do arroz, a floricultura, o abastecimento, o cooperativismo, as produções leiteira e florestal, além de dados meteorológicos e ações para o enfrentamento da calamidade, pode ser acessado no link https://www.emater.tche.br/site/arquivos_pdf/safra/safraTabela_04062024.pdf. Além desta, a Emater/RS-Ascar participa de uma série de outras iniciativas com o mais variado número de instituições no sentido de prestar todo o apoio possível aos produtores gaúchos diante do cenário de calamidade climática.
Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!
Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC!
Mais lidas da semana
Divulgados os nomes dos primeiros Secretários do governo eleito de Paverama
CVM Instalações passa atender em novo endereço
Magioni Lanches inaugura na próxima sexta em Paverama
Início da transição de governo na Prefeitura de Paverama inicia nesta terça
Moradores de Paverama relatam falta de água há 4 dias
Associação dos Moradores da Cabriúva reforma pavilhão destelhado pelo vento