Ciclone extratropical deve provocar tempestades e ventos fortes no Rio Grande do Sul

Vale do Taquari terá chuva volumosa, rajadas de vento e risco de temporais isolados entre sexta e sábado.

05/11/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Notícias Gerais

O Rio Grande do Sul deve ser atingido por um ciclone extratropical entre a sexta-feira, dia 7, e o sábado, dia 8, elevando o risco de tempestades, alagamentos e falta de energia em diversas cidades. Conforme a MetSul Meteorologia, os acumulados de chuva podem chegar a 150 milímetros em algumas regiões em apenas 24 horas, com possibilidade de granizo de tamanhos variados.

O sistema atmosférico, que se forma após o avanço de uma área de baixa pressão procedente da Argentina, vai gerar uma forte linha de instabilidade também em Santa Catarina, Paraná e pontos de Mato Grosso do Sul e São Paulo. Os ventos devem variar entre 50 e 80 km/h ao longo da sexta-feira na maior parte do território gaúcho, com potencial para danos à infraestrutura.

Nas regiões entre o Norte da Lagoa dos Patos, Porto Alegre e o Litoral Norte, as projeções indicam rajadas de 80 a 100 km/h entre a tarde e a noite de sexta e na primeira metade de sábado. Em pontos isolados, as rajadas podem superar essas marcas, ocasionando quedas de árvores e destelhamentos.

De acordo com informe divulgado no site da MetSul, ventos acima de 100 km/h poderão avançar para o Sul e o Leste de Santa Catarina, litoral do Paraná e áreas do litoral paulista ao longo do sábado. No domingo, dia 9, o ciclone deve influenciar também as condições de tempo no Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Próximas horas:

Antes do ingresso do sistema mais intenso, partes do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina já podem registrar rajadas de vento nesta quarta-feira, dia 5, resultado da combinação entre a passagem de uma frente fria e um centro de baixa pressão no Atlântico. As rajadas devem alcançar 60 km/h em média, especialmente na costa e proximidades da Lagoa dos Patos, com registros pontuais acima de 80 km/h.

Vale do Taquari:

O avanço do ciclone vai manter o tempo fechado no Vale, com pancadas de chuva a qualquer momento entre sexta e sábado. Conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Univates, volumes previstos variam entre 80 e 85 milímetros, com risco de temporais isolados, rajadas de vento e descargas elétricas. As temperaturas permanecem amenas devido ao quadro de instabilidade, com pouca variação ao longo do dia.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC