Dia dos Namorados: conheça origem comercial e curiosidades sobre a data

Amor, comércio e tradição: descubra as curiosidades por trás da data mais romântica do Brasil.

12/06/2025

Por @ClicdoVale | contato@clicdovale.com.br
Em Variedades

No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado no dia 12 de junho desde 1948. Mas grande parte do mundo, incluindo Estados Unidos e Europa, comemoram no dia 14 de fevereiro o Valentine's Day (Dia de São Valentim).

Por que essa diferença de datas?

A data brasileira coincide com a véspera do Dia de Santo Antônio, conhecido como santo casamenteiro, mas o motivo para isso tem pouco a ver com o significado religioso — é, na verdade, exclusivamente comercial.

A ideia de estabelecer a comemoração veio do publicitário João Doria, pai do empresário, jornalista e ex-governador de São Paulo João Doria Jr.

Dono da agência Standart Propaganda, ele foi contratado pela loja Exposição Clipper com o objetivo de melhorar o resultado das vendas em junho, que eram sempre muito fracas.

Inspirado pelo sucesso do Dia das Mães, Doria instituiu outra data para trocar presentes no ano: o Dia dos Namorados.

Junho foi escolhido porque era justamente o mês de desaquecimento das vendas. O dia 12, por sua vez, está na véspera da celebração de Santo Antônio, que é famoso no Brasil por ser o santo casamenteiro.

Unindo, então, o útil ao agradável, Doria criou a primeira propaganda que instituiria a data no país.

Veja abaixo algumas curiosidades que explicam essa data tão especial:

Data Diferente do Resto do Mundo:

Enquanto em boa parte do mundo o Valentine’s Day é comemorado em 14 de fevereiro, no Brasil o Dia dos Namorados acontece em 12 de junho — véspera do dia de Santo Antônio, conhecido como o “santo casamenteiro”.

Origem Publicitária:

A data foi impulsionada em 1948 por uma campanha publicitária da loja Exposição Clipper, idealizada por João Doria (pai do ex-governador de SP). O slogan era:
"Não é só com beijos que se prova o amor."

Motivações Comerciais:

Junho era um mês fraco para o varejo. A campanha surgiu com o objetivo de aquecer as vendas antes das festas juninas e das férias escolares.

Ligação com Santo Antônio:

Celebrado em 13 de junho, Santo Antônio é tradicionalmente invocado por quem busca um relacionamento sério. Simpatias para "amarrar o santo" são comuns na cultura popular.

Data Lucrativa para o Varejo:

É uma das datas que mais movimentam o comércio, especialmente nos setores de moda, perfumaria, eletrônicos e joias.

Recorde nas Floriculturas:

O dia é um dos campeões de venda de flores no Brasil. As rosas vermelhas lideram a preferência, símbolo clássico da paixão.

Promoções Românticas:

Hotéis, pousadas e restaurantes costumam oferecer menus especiais, suítes temáticas e pacotes românticos, com espumantes e pétalas de rosa para encantar os casais.

Aumento nas Vendas de Lingerie:

O setor de roupas íntimas registra crescimento significativo no período, sendo uma escolha comum para casais mais íntimos.

Presentes com Experiência:

Nos últimos anos, cresce a preferência por experiências personalizadas, como jantares caseiros, viagens curtas, dias de spa ou ensaios fotográficos.

Inscreva-se em nosso novo canal do YouTube: ACESSE AQUI!

Clique AQUI para receber notícias de graça pelo WhatsApp: ENTRE NO GRUPO VIP DO CLIC